26.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 18, 2024

Covid-19: Após queixa do prefeito de Niterói, São Gonçalo diz ter condições de atender seus pacientes

Vacinação em São Gonçalo (Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo divulgou nota nesta quarta-feira (14) garantindo que tem capacidade para atender, em suas unidades de saúde, todos os gonçalenses que necessitam de exames de detecção da Covid-19, de atendimento médico e de internação, tanto em enfermarias quanto em UTIs. O comunicado foi feito um dia depois de o prefeito de Niterói, Axel Grael, se queixar de que uma parte dos pacientes infectados pelo coronavírus atendidos na cidade (segundo ele, 30%) é de municípios  vizinhos.

De acordo com a secretaria, São Gonçalo conta nesta quarta-feira com uma disponibilidade de 54% dos leitos de enfermaria e 24% em UTIs.

O órgão acrescentou que, desde março do ano passado, quando a pandemia de Covid-19 chegou ao Brasil, a cidade nunca precisou escolher pacientes para internação e nunca esteve com 100% de ocupação de leitos de enfermaria e UTI. A secretaria diz que nunca houve fila para internação na cidade, que também não precisou transferir nenhum paciente por falta de leitos.

O governo municipal alega que os gonçalenses internados em outras cidades procuraram as unidades de saúde desses municípios por conta própria ou foram transferidos pelo  Governo do Estado por meio do Sistema Estadual de Regulação (SER). A maioria foi internada, inclusive, em hospitais das redes estadual ou federal, não sobrecarregando as unidades municipais das outras cidades.

As queixas do prefeito Axel Grael foram feitas em uma rede social. Confira abaixo:

A Prefeitura de Niterói reativou as barreiras sanitárias nos acessos da cidade nesta quarta-feira para tentar frear a contaminação. Houve registro de grande congestionamento nas vias principais da região, como a BR-101 e Ponte Rio-Niterói.

Nesta quarta, o boletim da Prefeitura de São Gonçalo registrou 67.354 casos confirmados, 64.992 curados, 77 hospitalizados na rede municipal de Saúde, 533 em quarentena domiciliar, 88 mortes em investigação e 1.752 óbitos confirmados.

Veja a nota completa sobre o atendimento médico da cidade e os dados do combate à pandemia no site da Prefeitura de São Gonçalo.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress