O Projeto Social Lutadores da Fé, que ajuda em várias ações sociais de comunidades carentes de São Gonçalo, recebeu apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para implantar um projeto de aulas informatizadas.
A doação inicial de notebooks e móveis para estruturar as futuras salas de aula vai ser direcionada para as comunidades que estão em situação de emergência humanitária, como Ipuca, no Jardim Catarina, Complexo do Salgueiro e Favela da Manchete.
O grupo Lutadores da Fé, que atua com os coletivos locais de cada área e associações de moradores para combater os efeitos da pandemia de Covid-19, inicialmente dava aulas de jiu-jítsu e realizava outras atividades socioculturais.
Com o crescimento dos efeitos da crise sanitária e o agravamento das condições econômicas, o grupo teve que ampliar sua atuação em ações humanitárias de doação de cestas básicas, material de higiene e de saúde, além de apoio sanitário.
Contando ainda com ajuda de grupos de profissionais e voluntários das áreas de construção civil (arquitetos, engenheiros, pedreiros, construtores), saúde (médicos e enfermeiros), arte e cultura (músicos, atores, palhaços, escritores e poetas) e educação, os integrantes do projeto se esforçam para dar apoio mais completo às populações periféricas de São Gonçalo.
Além de atender pessoas em situação de vulnerabilidade, desempregados e pessoas que não estão cadastradas nos sistemas do serviço social estatal, o projeto ajuda ainda imigrantes africanos que estão exilados nessas comunidades.