25.7 C
São Gonçalo
segunda-feira, abril 29, 2024

Arte oleira terá espaço próprio em Itaboraí para valorizar artesãos

Casa de Artesanato Oleiros e Olarias será criada em Itaboraí, resgatando tradição do município e incrementando economia e turismo (Divulgação)

Itaboraí vai ganhar um espaço especial para artistas oleiros, resgatando uma tradição do município. O prefeito Marcelo Delaroli sancionou a lei que cria Casa de Artesanato Oleiros e Olarias, destinada à exposição e comercialização permanente de produtos artesanais, produzidos por artesãs e artesãos de Itaboraí.

A lei regulamenta o artesanato como atividade econômica e de reconhecido valor cultural e social. Para expor seus trabalhos à venda, o artesão deverá ser residente em Itaboraí e obedecer as normas pertinentes à matéria e ao regimento interno do espaço. Os produtos comercializados pelos artesãos na Casa de Artesanato Oleiros e Olarias de Itaboraí serão oriundos de trabalhos efetuados pelos próprios artesãos, residentes no município.

Para Marcelo Delaroli, a iniciativa tem o objetivo de fomentar o artesanato como produto turístico. “Vamos fortalecer as associações de artistas do nosso município. Proporcionar realização de oficinas de trabalho e cursos de qualificação profissional extensiva a estudantes de escolas públicas e moradores de espaços populares com baixo custo. E ainda promover parcerias com entidades ou outros entes públicos, associações, fundações e exposição e comercialização de produtos”, explicou o prefeito.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress