26.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 3, 2024

Alerj discute tombamento do clube Tamoio

O projeto de autoria da deputada estadual Zeidan (PT), entra em pauta na semana em que os vereadores apreciam a proposta de destombamento do clube (Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deve votar nesta quinta-feita (24), o tombamento do Tamoio Futebol Clube, de São Gonçalo. O Projeto de Lei 5064/2021 de autoria da deputada estadual Zeidan, do Partido dos Trabalhadores, entra em pauta justamente na semana em que os vereadores gonçalenses apreciam a proposta de destombamento do clube que fora feito por meio de lei municipal em 2017, ano do centenário. A proposta de destombamento seria um facilitador para que o imóvel seja vendido.

Mas o projeto de lei estadual pode fazer com que o Tamoio seja tombado por interesse social, histórico e cultural do Estado do Rio de Janeiro, se sobrepondo a uma lei municipal. Caso os deputados estaduais aprovem o projeto, inviabilizará a demolição do imóvel e sua descaracterização como pretendem os empresários que o compraram em um leilão.

“O Carnaval carioca teve no Tamoio uma importância muito grande. Ali eram realizados desfiles de fantasias de luxo do Carnaval, com transmissão pela TV e ficou na memória de muita gente. Agora querem apagar uma história que tem tantos outros momentos importantes como shows, campeonatos de futebol, festas, grandes eventos e muito esporte e lazer. Vamos lutar para manter de pé esse importante espaço de São Gonçalo”, afirmou a deputada Zeidan.

Vale lembrar que em decorrência do tombamento proposto pela deputada petista, que é líder da bancada de seu partido, todo o acervo histórico e cultural fica livre de destruição, descaracterização ou mudança de uso do imóvel em questão, bem como a transferência definitiva de suas atividades.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress