25.7 C
São Gonçalo
segunda-feira, abril 29, 2024

Alerj aprova proposta de deputada para divulgação do Maria da Penha Virtual

Denúncias de agressões sofridas por mulheres podem ser feitas pelo Maria da Penha Virtual proposta da deputada Zeidan e aprovada na Alerj (Foto: Divulgação)

A deputada estadual Zeidan (PT), aprovou mais um lei para enfrentar a violência contra as mulheres. A divulgação do aplicativo Maria da Penha Virtual será ampliada por meio do PL 5605/2022, aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (26). A iniciativa visa divulgar amplamente o aplicativo que já está em funcionamento pelo Tribunal de Justica do Estado do Rio de Janeiro.

“O aplicativo Maria da Penha Virtual está em funcionamento em todo o Estado do Rio de Janeiro e o Tribunal de Justiça já recebeu mais de mil pedidos de medidas protetivas de urgência. Sendo mais divulgado, como a lei prevê, certamente será uma ferramenta eficiente para a proteção das mulheres”, afirmou Zeidan, acrescentando que a denuncia chega sem deixar rastros pois não precisa baixar o aplicativo e isso facilita a segurança das mulheres que sofrem agressão.

O aplicativo foi criado por iniciativa do Direito Ágil, grupo formado por universitários de Direito e Sistemas da Informação, que desenvolvem tecnologias para acesso à Justiça para grupos vulneráveis, em compromisso com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Com esta ferramenta, a mulher vítima de violência pode solicitar à Justiça medida protetiva de urgência sem sair de casa, pelo site, que pode ser acessado pelo celular, tablet ou computador. A facilidade é que o web aplicativo não precisa ser baixado e não ocupa espaço na memória do aparelho, garantindo sigilo e segurança.

A deputada Zeidan acredita que o governador Cláudio Castro sancione o Projeto de Lei, assim como fez recentemente com o Observatório do Feminicídio, outro projeto de autoria dela que virou lei estadual este ano.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress