23.9 C
São Gonçalo
sábado, setembro 7, 2024

Projeto de lei pode garantir auxílio-adoção a servidores responsáveis por autistas no RJ

Deputada Índia Armelau propõe atualização da Lei 3499/2000 para incluir pessoas com TEA e outras condições graves

Projeto de lei pode garantir auxílio-adoção a servidores responsáveis por autistas no RJ
Projeto de lei pode garantir auxílio-adoção a servidores responsáveis por autistas no RJ
Deputada Índia Armelau atua em defesa dos direitos de autistas e pessoas com deficiência (Foto: Julia Passos/Alerj)

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o Projeto de Lei 3226/2024, de autoria dos deputados Índia Armelau (PL) e Felipinho Ravis (SDD), que propõe a atualização da Lei 3499/2000. A lei original institui o programa “Um lar para mim”, que assegura auxílio-adoção a servidores públicos que acolhem menores órfãos ou abandonados. A atualização pretende expandir o benefício para incluir crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e garantir a continuidade do auxílio em caso de falecimento do servidor, transferindo-o para quem assumir a curatela, e após a maioridade para aqueles que sejam totalmente dependentes.

De acordo com a proposta, o auxílio-adoção seria fixado em cinco salários mínimos para cada criança ou adolescente acolhido que possua deficiência, TEA, síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS) ou outras condições graves que requeiram cuidados constantes. O benefício seria concedido a apenas uma criança ou adolescente por beneficiário, exceto em casos de guarda, tutela, curatela ou adoção de irmãos.



continua depois da publicidade



“A atualização da lei é essencial, principalmente para aqueles cuja dependência de terceiros persiste mesmo após atingirem a maioridade. Trata-se de uma questão de justiça, já que os custos com cuidados são geralmente elevados”, argumenta a deputada Índia Armelau.

O Projeto de Lei 3226/2024 teve seu requerimento de urgência aprovado na Alerj. Após o recesso do mês de julho, a proposta será analisada com maior celeridade pelas comissões de Constituição e Justiça; Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso; Pessoa com Deficiência; Saúde e Orçamento, antes de ser levada à votação em plenário.

) .elementor-divider-separator{width:100%;min-height:var(--divider-pattern-height);-webkit-mask-size:var(--divider-pattern-size) 100%;mask-size:var(--divider-pattern-size) 100%;-webkit-mask-repeat:var(--divider-pattern-repeat);mask-repeat:var(--divider-pattern-repeat);background-color:var(--divider-color);-webkit-mask-image:var(--divider-pattern-url);mask-image:var(--divider-pattern-url)}.elementor-widget-divider--no-spacing{--divider-pattern-size:auto}.elementor-widget-divider--bg-round{--divider-pattern-repeat:round}.rtl .elementor-widget-divider .elementor-divider__text{direction:rtl}.e-con-inner>.elementor-widget-divider,.e-con>.elementor-widget-divider{width:var(--container-widget-width,100%);--flex-grow:var(--container-widget-flex-grow)}

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress