O uso de tecnologias inovadoras tem evitado o desperdício de 555 milhões de litros de água tratada todos os meses em São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, beneficiando 106 mil moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Desde setembro do ano passado, a concessionária Águas do Rio conseguiu identificar e reparar 420 vazamentos em 916 quilômetros de rede de abastecimento, utilizando satélites e sondagens com geofone, tecnologia capaz de detectar ruídos no subsolo.
continua depois da publicidade
Os satélites, posicionados a mais de 600 quilômetros da Terra, são os principais aliados na identificação desses vazamentos. Eles detectam água potável no subsolo por meio da presença de cloro dissolvido, informação que é analisada e direcionada para as equipes de reparo. Este esforço já resultou na recuperação de 3 bilhões de litros de água tratada por mês em toda a área de atuação da concessionária, que cobre 27 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
O combate ao desperdício de água é parte fundamental da estratégia da Águas do Rio para alcançar a universalização do serviço de abastecimento até 2033. A empresa enfrenta um sistema que herdou com 65% de perdas e tem a meta de reduzir esse índice para 25% nos próximos dez anos. “Gerir melhor a água dentro dos nossos sistemas é imprescindível. Quando temos mais água nas tubulações, conseguimos levá-la a quem mais precisa”, afirmou Anselmo Leal, presidente da Águas do Rio.
) .elementor-divider-separator{width:100%;min-height:var(--divider-pattern-height);-webkit-mask-size:var(--divider-pattern-size) 100%;mask-size:var(--divider-pattern-size) 100%;-webkit-mask-repeat:var(--divider-pattern-repeat);mask-repeat:var(--divider-pattern-repeat);background-color:var(--divider-color);-webkit-mask-image:var(--divider-pattern-url);mask-image:var(--divider-pattern-url)}.elementor-widget-divider--no-spacing{--divider-pattern-size:auto}.elementor-widget-divider--bg-round{--divider-pattern-repeat:round}.rtl .elementor-widget-divider .elementor-divider__text{direction:rtl}.e-con-inner>.elementor-widget-divider,.e-con>.elementor-widget-divider{width:var(--container-widget-width,100%);--flex-grow:var(--container-widget-flex-grow)}