19.9 C
São Gonçalo
domingo, julho 21, 2024

Obras do elevado do Flamengo em Maricá avançam mais de 50%

Estrutura já recebeu vigas centrais de 42 metros de comprimento e 105 toneladas cada

Obras do elevado do Flamengo em Maricá avançam mais de 50%
Obras do elevado do Flamengo em Maricá avançam mais de 50%
Com um prazo de conclusão de 18 meses, a intervenção no elevado do Flamengo representa um importante avanço para a infraestrutura viária de Maricá (Foto: Elsson Campos)

As obras do elevado do Flamengo em Maricá, conduzidas pela autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), já avançaram mais de 50%, segundo informações divulgadas pela Prefeitura. A estrutura, situada na saída do bairro Flamengo, no cruzamento da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) com a RJ-114 (acesso a Itaboraí), recebeu recentemente três vigas centrais. Cada viga mede 42 metros de comprimento, dois metros de altura e pesa 105 toneladas. Para a instalação, que ocorreu durante a madrugada para evitar transtornos ao tráfego, foram necessários diversos técnicos e quatro guindastes de grande porte.

Até o momento, as escamas de terra armada, que compõem parte da contenção da estrutura, foram instaladas. As vias laterais também estão em fase de pavimentação. Além disso, duas mil placas laterais, pesando aproximadamente 790 kg cada, foram colocadas para formar a parte estrutural de subida e descida do elevado. A obra inclui ainda a instalação de uma rede de drenagem de aproximadamente 4,5 quilômetros, destinada a reduzir o risco de inundações na área.



continua depois da publicidade



O novo elevado terá um vão de aproximadamente 113 metros, com quatro faixas de rolamento (duas pistas de mão dupla) e espaço para pedestres, abrangendo uma área total de 136.000 m². A intervenção prevê também a duplicação da RJ-106 no trecho entre a Avenida Roberto Silveira, na entrada do bairro Flamengo, até as proximidades do Condomínio Bosque dos Lordes, logo após o Condado. Outra parte importante do projeto é a construção de uma rotatória no entroncamento da RJ-114. A obra inclui urbanização com calçadas, canteiros, paisagismo, sinalização e iluminação de LED.

Com um prazo de conclusão de 18 meses, a intervenção no elevado do Flamengo representa um importante avanço para a infraestrutura viária de Maricá, prometendo melhorias significativas no trânsito e na qualidade de vida dos moradores da região.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress