30.9 C
São Gonçalo
segunda-feira, maio 6, 2024

Moradoras em situação de rua recebem coletores menstruais e quentinhas em São Gonçalo

Vice-presidente da JSB Feminista, Gabriela Jovencio de Souza, distribuiu coletores menstruais e quentinhas para mulheres em situação de rua (Fotos: Divulgação)

Marcada por centros comerciais, trânsito desordenado e uma quantidade expressiva de transeuntes, Alcântara conheceu o significado da palavra altruísmo na noite desta quarta-feira (22), quando a JSB Feminista e o Alcântara que Queremos, movimentos que buscam por meio de distribuição de coletores menstruais e quentinhas para moradoras em situação de rua, realizar ações sociais para tornar a vida dessas pessoas melhor.

“A ação foi criada pensando em mulheres que vivem no improviso, comprometendo a saúde, e por falta de condições, acabam sem opção. O objetivo é trazer dignidade e promover saúde para as mulheres que não teriam condições mínimas de financiar a higiene básica no período menstrual, já que muitas delas improvisam com jornais, panos velhos, miolo de pão e comprometem a própria saúde”, revelou a técnica de análises clínicas Gabriela Jovencio de Souza, de 29 anos, vice-presidente da JSB Feminista.

Na ação, realizada em frente ao Pátio Alcântara, foram distribuídos coletores menstruais e quentinhas para mulheres grávidas, senhoras e senhores, todos moradores em situação de rua.

Os projetos sociais pretendem ir para outros bairros de São Gonçalo para distribuição de coletores menstruais e quentinhas

“Há alguns meses, eu estava pesquisando sobre o coletor menstrual, pois queria algo mais prático e que não precisasse descartar. Mas vi que tinham uns mais em conta, geralmente eles são conhecidos como corretamente ecológicos e são encontrados por R$ 60 na internet. Pesquisei e encontrei algo que seria legal doar por ser reutilizável por anos, ao invés de doar absorventes descartáveis, já que as mulheres usariam em apenas um ciclo menstrual. A ideia foi mais pela empatia, por pensar em como seria ruim, não ter o item básico de higiene no período menstrual, comecei a pesquisar o que as mulheres em situação de rua usam, foi aí que decidi comprar os coletores”, revelou.

E completou:

“Vale frisar que esse trabalho é realizado de forma independente pelo JSB Feminista e pelo Alcântara que Queremos, representados por Luciano Roberto e Jônatas Ribeiro. Queremos dar um pouco de dignidade para essas pessoas”.

Para quem quiser conhecer o trabalho desses projetos sociais, basta acessar as redes sociais:

Alcântara que Queremos: https://www.facebook.com/alcantaraquequeremos

JSB: https://www.facebook.com/jsbsaogoncalo e https://www.instagram.com/jsbsaogoncalo

Se você quiser ajudar o JSB Feminista e o Alcântara Que Queremos, basta contribuir com qualquer quantia fazendo um PIX para que essas pessoas continuem sendo assistidas.

PIX do JSB: gabriellajovenciog@gmail.com

PIX do Alcântara que Queremos: alcantaraquequeremos@gmail.com

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress