20.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, julho 18, 2024

Maricá: Educação abre inscrições do Pré-enem Popular Iara Iaverlberg

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá abriu nesta sexta-feira (1º de março) as inscrições para o Pré-enem Popular Iara Iavelberg 2024, curso preparatório oferecido gratuitamente pela Secretaria de Educação que disponibilizará ao todo 1050 vagas. Os interessados devem acessar o link https://forms.gle/U6iLuUTm2iXHkiiM9 até o dia 31/03.  As aulas estão previstas para iniciarem no dia 09/04 com término em janeiro de 2025.

Ao entrar no link, o candidato deve preencher o e-mail, nome completo do interessado e do responsável, número de WhatsApp, se já foi aluno de algum dos preparatórios, se é residente de Maricá, qual dos polos é próximo ao local, se é do estado do Rio de Janeiro, qual gênero se identifica, entre outras informações.

Para este ano, haverá uma convocação à participação de pais, mães e responsáveis, com palestras exclusivas para que os familiares entendam como são as provas atualmente e como ajudar os estudantes. Aqueles que no ato de inscrição não incluírem o telefone de pelo menos um familiar, terão suas matrículas consideradas incompletas e poderão ser excluídos.

“Se nós estruturarmos a família para entender o que é o Enem, como são as provas, o que é o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), como incentivar o aluno sobre o que tem que estudar mais, isso vai fazê-lo com que fique bem preparado. Então, para este ano nós vamos preparar os responsáveis”, afirmou o coordenador do projeto e professor de História, William Campos.

Estrutura do curso

O Pré-enem Popular Iara Iavelberg é aberto para alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, bem como para aqueles que já concluíram o ensino médio, jovens e adultos de todas as idades que desejam se preparar para o Enem.

O preparatório oferece benefícios exclusivos como turmas especiais, professores particulares de redação, redação quinzenal, simulados no modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto oferta ainda acompanhamento pedagógico individualizado, gravações de aulas no YouTube, atendimento individualizado e personalizado da coordenação e equipe gestora, professores qualificados para tirar todas as suas dúvidas.

As 1.050 vagas disponíveis serão distribuídas em quatro polos estratégicos: Polo Centro, localizado no Colégio Carlos Magno Legentil; polo Inoã, situado no Colégio Aniceto Elias; polo Itaipuaçu, no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola e o polo São José, com aulas no Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Elomir Silva. Neste último, se houver o mínimo de 100 alunos matriculados.

Entre os dias 1º e 08 de março haverá entrevistas pedagógicas pela primeira vez em dois pontos da cidade, onde o aluno escolherá as três matérias que têm mais dificuldade. As chamadas turmas 00 deverão levar 2kg de alimento não perecível para doação, além de apresentar identidade e comprovante de residência.

Sobre o projeto

O projeto existe desde 2016, ano em que houve 41 aprovações. Em 2017, o Pré-Enem alcançou 112 aprovações, seguido por 128 no ano de 2018, e mais de 200 aprovados em 2019, sendo que somente com o programa Passaporte Universitário – que dá acesso gratuito ao ensino superior – esse número chegou a 167 aprovações.

Neste ano, 85 alunos participantes do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg conquistaram vagas nas principais instituições públicas do país, após realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, 29 foram aprovados na Universidade Federal Fluminense (UFF), 12 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de classificações na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), entre outras instituições públicas de ensino.

A metodologia do Pré-Enem consiste em aulas de Português, com oficinas de redação; aulas de Matemática, História, Geografia; Biologia, Física, Química, Sociologia e Filosofia.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress