24.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 18, 2024

Maricá ajusta estratégia de vacinação temporariamente para garantir abastecimento

Covid-19: Maricá promove mudanças temporárias na vacinação com a bivalente para evitar a falta de doses
Covid-19: Maricá promove mudanças temporárias na vacinação com a bivalente para evitar a falta de doses
Vacina passa a ser aplicada somente nos grupos prioritários (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, implementou alterações temporárias na distribuição da vacina bivalente contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (3). O objetivo é evitar a escassez de doses até que cheguem novas remessas do imunizante, fornecidas ao município pela Secretaria de Estado de Saúde. Com isso, a administração da vacina bivalente será limitada temporariamente aos grupos prioritários, enquanto o público em geral aguardará a reposição do estoque para iniciar ou completar o esquema vacinal.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, o reforço com a vacina bivalente é realizado semestralmente para determinados grupos prioritários e anualmente para outros. Entre os grupos que recebem a vacinação semestralmente estão pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes e puérperas. Já a aplicação anual abrange indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores de saúde, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com comorbidades, entre outros.

Exposição “Caminho Tropical” da artista portuguesa Bela Silva celebra a natureza no MAC – Niterói

A vacina bivalente desempenha um papel crucial na prevenção de casos graves de Covid-19 e oferece proteção contra variantes recentes do vírus, como a Éris. Para garantir que os grupos prioritários continuem sendo imunizados, as doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira em diversas Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo a USF Central, São José 2, Jardim Atlântico, Marinelândia e Chácara de Inoã.

Além disso, a vacinação contra a Covid-19 tornou-se parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a 4 anos, sendo incorporada à rotina de imunização dessa faixa etária. O esquema vacinal para crianças inclui três doses da Pfizer baby, administradas aos seis, sete e nove meses de idade. Os pontos de vacinação para esse grupo específico estão distribuídos ao longo da semana em diferentes USFs.

Itaboraí: Prefeitura investe na revitalização de escolas e no ensino mais tecnológico com mesas interativas e kits escolares

Essas medidas temporárias visam garantir a eficácia da campanha de vacinação em Maricá e assegurar que todos os grupos prioritários e a população em geral recebam a imunização adequada contra a Covid-19, fortalecendo assim os esforços de combate à pandemia no município.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress