31.1 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 7, 2024

Governo do Rio nega colapso no SUS, e São Gonçalo chega a 1.500 mortes por Covid-19

Vacinação contra o coronavírus segue no município. (Foto: Lado de Cá)

A Secretaria Estadual de Saúde negou que a rede que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio esteja em colapso por causa da pandemia. No mesmo dia em que a Prefeitura de São Gonçalo divulgou os números da cidade – nesta segunda-feira (15) o total de mortes pela Covid-19 chegou a 1.500 – o governo estadual divulgou o balanço de ocupação dos leitos.

O boletim atualizado da Secretaria de Saúde de São Gonçalo divulgou os números da pandemia: foram registradas 10 mortes nesta segunda (alguns registros são retroativos) e 55 estão sob investigação.

O total de de casos confirmados subiu para 60.511, com 91 pessoas hospitalizadas na rede pública. O números de pessoas em quarentena domiciliar é de 1.463.

Para tentar acalmar a população, a secretaria estadual divulgou nota na qual informa que a capacidade de atendimento da rede esta em níveis controlados. De acordo com o órgão, nesta segunda a taxa de ocupação para leitos de enfermaria encontra-se em 59,6%, e para UTI em 78,8%.

Balanço do dia 12/03/2021. (Governo do Estado / Divulgação)

A mediana do tempo de espera entre a inclusão da solicitação no sistema e a regulação do leito para enfermaria é de duas horas e de quatro horas para UTI.

A secretaria estadual informa ainda que na sexta-feira (12) o Governo do Estado recomendou às prefeituras que se unam em uma força-tarefa para abertura de vagas e que elas sejam oferecidas na central de regulação unificada. Nem todos os leitos destes municípios estão disponíveis para o sistema unificado e sem acesso da central de regulação.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress