Os prefeitos de Niterói e do Rio, Axel Grael (PT) e Eduardo Paes (DEM), se reuniram na sexta-feira (19) pela manhã e acertaram a sincronia de suas ações no combate à pandemia de Covid-19. Segundo especialistas da Saúde, o contágio vem acelerando no país, impactando diretamente na ocupação de leitos.
Após a reunião, os dois prefeitos se reuniram com o governador Claudio Castro (PSC) para decidir as medidas mais restritivas que podem ser tomadas em conjunto pelas administrações.
Castro não decidiu nenhuma ação concreta e marcou nova reunião com os prefeitos para a manhã deste domingo (21).
Paes e Grael pressionam o governo do estado pedindo medidas mais duras para evitar um colapso total no sistema de saúde da região, que segue com aumento de internações de Covid-19 e com pacientes ficando mais tempo nas unidades de saúde. Tanto a rede pública quanto a rede privada sentem a falta de insumos específicos para manter as UTIs funcionando no suporte de vida básico.
A cidade do Rio de Janeiro fechou as praias e áreas de estacionamento na orla e parques, neste fim de semana, como parte das medidas para evitar a circulação de pessoas e diminuir a possibilidade de contágio do novo coronavírus.
Após o encontro com o governador, Axel Grael disse que a situação é grave e as medidas duras são urgentes e precisam ser decididas rapidamente.
“Eu e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, fomos hoje ao Palácio Laranjeiras conversar com o governador em exercício, Cláudio Castro, sobre nossa preocupação com o agravamento da pandemia. Levamos a ele a importância de tomarmos medidas conjuntas em toda a Região Metropolitana para conter o avanço do vírus.
Ficou decidido que voltaremos a nos encontrar neste domingo para batermos o martelo sobre medidas restritivas que se fazem fundamentais neste momento”, disse o prefeito de Niterói.