21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

São Gonçalo abre inscrições para Seminário de Orientação Educacional

Evento acontecerá no dia 28 de maio no auditório da UERJ, e abordará políticas públicas e práticas educacionais

São Gonçalo inscreve para seminário de orientação educacional
São Gonçalo inscreve para seminário de orientação educacional
Evento será realizado no dia 28 de maio, no auditório da Uerj (Foto: Fabio Guimarães)

A Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo está com inscrições abertas para o 3º Seminário de Orientação Educacional, a ser realizado no dia 28 de maio, no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no bairro Patronato. O evento, que ocorrerá das 9h às 17h, é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link de inscrição.

Com o tema “Orientação Educacional no Brasil: interesses e conflitos na efetivação das políticas públicas”, o seminário busca promover uma reflexão crítica sobre as práticas educacionais, explorando a complexidade do desenvolvimento social, cognitivo e emocional dos alunos. O evento também proporciona um espaço para a troca de experiências e o debate sobre desafios e soluções no campo da orientação educacional.

Carla Verônica, coordenadora da Orientação Educacional de São Gonçalo, enfatizou a importância do seminário como uma ferramenta para atualização e discussão de questões relevantes para a comunidade educacional. “É preciso trazer a Orientação Educacional para um espaço mais comum, com um debate mais intenso das suas práticas. A participação e o interesse dos orientadores neste tipo de evento têm aumentado muito nos últimos anos, e nós estamos ofertando o seminário pela terceira vez, com uma roupagem nova, debatendo temas muito pertinentes”, explicou Carla.



continua depois da publicidade



A programação do seminário inclui uma palestra de abertura às 9h, com o tema “A Orientação Educacional no Brasil: Interesses e Conflitos na efetivação das Políticas Públicas”. Os palestrantes convidados são a professora Doutora Mirian Grispun, o professor Doutor Edson Soares da UFRJ e o professor Doutor Moacyr Salles Ramos da UFF, com mediação da professora Juliele Ferreira.

Na parte da tarde, a partir das 13h30, ocorrerão rodas de conversa simultâneas em diferentes salas, abordando temas relacionados às práticas da orientação educacional. As rodas de conversa contarão com a presença de diversos especialistas, como a professora Mestra Gianne Isidoro, que conduzirá o tema “Os Desafios de uma Inclusão Amorosa”, e a professora Doutoranda Adriele Lisboa, que discutirá “Racista, eu? Diálogos sobre práticas antirracistas”.

Outros temas a serem abordados incluem “Família: A Orientação Educacional no Afeto e desafeto com as Famílias”, ministrada pelo professor Doutor Ronald Quintanilha, e “Permanência do Estudante no Espaço Escolar: Foco na Educação de Jovens e Adultos”, com a professora Doutora Ana Valéria Dias Pereira.

O seminário promete ser um evento rico em conteúdo e debates, oferecendo uma oportunidade para educadores, orientadores e demais interessados refletirem sobre a orientação educacional no Brasil e os desafios que a acompanham. Não deixe de se inscrever para garantir sua vaga no evento.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress