28.6 C
São Gonçalo
domingo, abril 28, 2024

Estudante de escola pública de São Gonçalo vai apresentar Projeto de Lei em defesa dos jovens em Brasília

O jovem estudante e morador de São Gonçalo, Rodrigo Porto, de apenas 17 anos, vai representar o município em Brasília e apresentar um Projeto de Lei que quer tornar mais efetiva as investigações de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes.

“É um projeto que visa a defesa dos direitos fundamentais dos mais jovens. A ideia veio através da infeliz constatação da alta taxa de mortalidade entre tais faixas etárias, o grande objetivo é poder transformar essa triste realidade através de nossa legislação”, conta o rapaz.

Além de estudante, Rodrigo é presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Doutor Adino Xavier, que fica no bairro do Mutondo. Em março deste ano, ele participou da 12ª edição Parlamento Juvenil na ALERJ, um projeto em que os estudantes da rede pública estadual de cada município do estado tem o direito de se candidatar e apresentar um projeto de lei na Assembléia Legislativa do Estado.

Durante a jornada, Rodrigo Porto fez um simulado onde uma semana na vida parlamentar. No período, ele atuou na Câmara, participando de reuniões, votando os projetos, fazendo discursos, conhecendo políticos, entre outras atividades. No fim, dos 90 projetos de lei (um para cada munícipio), os melhores foram aprovados de acordo com o voto dos próprios parlamentares juvenis e foram para a mão do governador, que pode aprová-lo e transformá-lo numa lei real.

“Desde sempre me interessei muito por política, sempre tive a inclinação de ajudar as pessoas e gerar mudanças positivas onde eu vivia. Isso se estendeu até a minha escola e quando meus professores tomaram conhecimento disseram que seria interessante que me candidatasse” conta.

O jovem Rodrigo Porto, ao lado do deputado Renan Ferreirinha, um dos coordenadores do projeto

Agora, Rodrigo foi pré-selecionado para o Parlamento Jovem Brasileiro, que funciona de forma similar ao parlamento juvenil, e terá como desafio apresentar seu projeto na Câmara dos Deputados de Brasilia, onde participam jovens de todo o Brasil.

Apesar do gosto pela política, o jovem não se encanta apenas pelos gabinetes e projetos. Rodrigo pretende conciliar a possível carreira na política com os estudos, onde pretende ir para a universidade e se formar em Direito. “A política para mim não é uma profissão e sim uma vocação. Tenho como missão ajudar a nossa população. E creio que cada um de nós pode ser fonte de mudança social, cada pessoa pode impactar a vida de milhares. E este é meu objetivo, impactar positivamente as pessoas, em especial às da minha cidade, São Gonçalo”.

O jovem Rodrigo Torres na Alerj

 

 

 

 

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress