23.9 C
São Gonçalo
terça-feira, junho 18, 2024

Fala pessoal, na nossa coluna de hoje vamos falar um pouco sobre tecnologia e inovação, você já ouviu falar o termo “cidade inteligente”? Quer saber o que significa? Durante a nossa coluna, eu te explico.

Eu como bacharel em Sistemas de Informação e profissional de tecnologia sempre procuro estar atento em como a inovação e as novas ferramentas que estão sendo criadas podem ajudar a nossa sociedade como um todo, e as cidades inteligente são uma nova linha de pensamento que seguem essa linha de abordagem dentro do campo da tecnologia.

Se você pesquisar o que são cidades inteligentes, na maioria das definições você vai encontrar as palavras usuários, pessoas, eficiência e tecnologia. Realmente é por ai, resumindo as cidades inteligentes são cidades ou até recursos isolados que se caracterizam por usar as novas ferramentas tecnológicas para trazer mais eficiência ao serviço público de uma cidade de maneira sustentável, sempre com foco no cidadão ou usuário. Uma característica fundamental de uma política que caracterize uma cidade inteligente é o foco em pessoas, é usar a tecnologia para servir ao cidadão e gerar justiça e igualdade social.

Por exemplo, quando eu uso a tecnologia para que um cidadão possa marcar suas consultas médicas ou exames no serviço público de saúde de uma cidade através de um site ou aplicativo, isso é cidade inteligente, eu estou universalizando o acesso a essas consultas, que antes era burocratizado e penoso para o cidadão, colocando elas na palma de sua mão em apenas alguns cliques, isso além de inovador, evita possíveis atrasos e desvios nos sistemas da saúde e até dá acesso a quem antes não tinha, permite que ela marque dia, horário e veja ela mesma o seu “lugar na fila” virtual da saúde, evitando que elas dependam de terceiros ou até mesmo que sofra em uma fila real nos postos e hospitais.

O futuro das cidades no mundo é que cada dia sejam mais inteligentes e em diferentes áreas: segurança pública, transporte público, educação, saúde, economia, transparência e combate a corrupção, meio ambiente, políticas de justiça social e inclusão. Em todas essas áreas e em muitas outras existem ou estão sendo criadas ferramentas tecnológicas que trazem melhorias e facilidades para os cidadãos. Inclusive, com o avanço do 5G e da “internet das coisas”, a tendência é que cada vez mais tenhamos ferramentas nesse sentido.

No mundo, cidades como Songdo, na Coreia do Sul e Barcelona, na Espanha, são exemplos de cidades que implementaram inovações tecnológicas para mudar a vida de seus cidadãos, aqui no Brasil, São Paulo e Curitiba largam na implementação de politicas de cidades inteligentes, inclusive no Ceará, está sendo criada a “Croatá Laguna EcoPark”, a primeira cidade inteligente voltada para a habitação social no mundo.

E você? Acha que em breve poderemos ter mais iniciativas de cidade inteligente implementadas na nossa região? Você conhece alguma inovação tecnológica que poderia ajudar no nosso dia a dia?

Grande abraço a todos!

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress