23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 17, 2024

Dia do Psicólogo e 30 anos de pioneirismo na psicologia escolar são celebrados com formação profissional

Foto: Divulgação

Em celebração ao Dia do Psicólogo, comemorado no dia 27 de agosto, e aos 30 anos de psicologia escolar no município de Itaboraí, nesta quarta-feira (30/08), a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma formação com esses profissionais, no Salão Nobre da Prefeitura, localizado no Centro.

Com o objetivo debater a atuação da psicologia nas escolas, por meio de ações que estão sendo feitas nas unidades escolares e aprimorar o trabalho desses profissionais, o evento contou com a participação de psicólogos atuantes na rede municipal e dos professores convidados da Universidade Federal Fluminense (UFF), Luiza Oliveira e Abrahão Santos, para falar sobre a psicologia escolar. Além de uma apresentação dos trabalhos que os psicólogos realizam nas escolas da rede municipal de ensino de Itaboraí.

A coordenadora de psicologia da Secretaria Municipal de Educação, Fernanda Couto, falou sobre a importância do evento e destacou que Itaboraí é pioneiro no que diz respeito à psicoeducação.

“Há 30 anos, a gente tem em Itaboraí um formato de psicologia escolar que é um pioneiro no formato da psicologia, tendo um profissional dentro da unidade escolar. Isso garante para aqueles estudantes, para aquelas famílias e para aquele corpo docente maior acesso ao profissional de saúde mental, que está ali disponível para ele, tanto para fazer formações, psicoeducação, atividades de prevenção, participar de projetos, quanto para auxiliar nos processos de aprendizagem”, explicou Fernanda.

Atualmente o município conta com 28 profissionais, divididos entre o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da Educação Municipal (Napem), Espaço Ames e 18 unidades escolares. Vale destacar que em cada uma dessas instituições, o trabalho realizado pelo profissional da psicologia acontece de acordo com a necessidade dos usuários.

O trabalho do Napem é mais clínico e direcionado para quem tem dificuldade de aprendizagem. No Espaço Ames, os psicólogos fazem o acompanhamento de crianças e adolescentes com altas habilidades e superdotação. Já nos espaços escolares é dado suporte a todo o processo de aprendizagem, garantia de direitos, proteção da criança e do adolescente, encaminhamento para a rede, entre outros.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress