25.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 18, 2024

Confusão entre profissionais da Educação e Guarda Municipal no desfile em São Gonçalo

Foi registrada uma pequena confusão, na manhã desta quinta-feira (22-09), durante o protesto dos profissionais da rede municipal de Educação de São Gonçalo, quando agentes da Guarda Municipal tentaram impedir a entrada dos manifestantes na área do desfile cívico-militar em comemoração aos 132 anos de emancipação política-administrativa da cidade.

Os profissionais de educação, em greve desde o último dia 5 pelo pagamento do piso nacional do magistério, o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta entre Prefeitura de São Gonçalo e o Ministério Público em 2018, e a reconquista de direitos retirados do Plano de Cargos e Salários (PCCS), se concentraram no início do desfile, na Praça Zé Garoto, e se posicionaram após a última escola desfilante, quando agentes da GM tentaram impedir, gerando uma confusão. Em seguida, os manifestantes conseguiram seguir no protesto, não sendo registrados feridos no empurra-empurra.

A Prefeitura de São Gonçalo classificou a manifestação como ato político. “A Prefeitura respeita o direito de manifestação, mas reitera que o protesto teve caráter político, tendo em vista que todo o funcionalismo recebeu reposição salarial de quase 22% este mês, todos os aprovados no concurso público foram convocados e nenhum profissional recebe abaixo do piso nacional. A Guarda Municipal atuou para garantir a continuidade do desfile e segurança dos participantes, diante da tentativa de invasão no meio do evento”, disse em nota o governo municipal.

Foto: Marcelo Almeida

 

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress