20.9 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Conferência Municipal de Cultura debate propostas e avanços para o setor

Com o objetivo de debater avanços para a cultura do município, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou a I Conferência Municipal de Cultura, nesta quinta-feira (05/10), no Esporte Clube Comercial, no Centro. O evento reuniu lideranças culturais do município, além de representantes do poder público.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a I Conferência Municipal de Cultura debateu propostas sobre os seis eixos pré-definidos para a iniciativa: “Institucionalização e marcos legais da Cultura”; “Democratização do acesso à Cultura e participação social”; “Identidade, patrimônio e memória”; “Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade nas políticas culturais”; “Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade”; e “Direito às artes e às linguagens digitais”. Os participantes se dividiram em seis grupos e elaboraram cinco propostas sobre cada tema, sendo três de âmbito municipal, uma de âmbito estadual e uma de âmbito federal.

O secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, ressaltou a importância do encontro para a elaboração de propostas em prol de avanços no setor cultural em Itaboraí.

“A Conferência Municipal de Cultura é uma oportunidade única para debatermos propostas e promover avanços na cultura do nosso município. Faço questão de ressaltar que a Secretaria Municipal de Cultura é um espaço público e está sempre de portas abertas para os fazedores de cultura de Itaboraí. É muito gratificante ver tantos representantes da cultura do nosso município reunidos em prol do desenvolvimento cultural da nossa cidade”, disse o secretário.

Durante o evento, também foram eleitos 15 delegados que vão representar o município de Itaboraí na 5ª Conferência Estadual de Cultura, prevista para ser realizada entre os dias 7 e 9 de novembro. Ao todo, foram eleitos dez representantes da Sociedade Civil e cinco do poder público.

O assessor especial da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ), Adenilson Honorato, afirmou que as conferências municipais possuem o objetivo de unir forças em prol de avanços e melhorias para o setor cultural de cada um dos 92 municípios do Estado.

“É importante que os representantes culturais utilizem essa oportunidade para debater e propor melhorias para o setor cultural de seus respectivos municípios. E aqui em Itaboraí não é diferente, fico muito feliz em ver tanta gente de diferentes setores da cultura participando dessa importante iniciativa cultural. É sempre importante ressaltar que todos que participaram da Conferência Municipal são fundamentais para os avanços obtidos daqui pra frente no município de Itaboraí”, concluiu o representante da SECEC-RJ.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress