22.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 17, 2024

Com um ano de pandemia, São Gonçalo chega a 1.600 mortos na espera por mais vacinas

Vacinação ainda não beneficiou toda a população abaixo de 60 anos na cidade (Fotos de divulgação / Prefeitura de SG)

São Gonçalo chegou no sábado (03) a 1.600 mortes pela Covid-19 um ano depois do início da pandemia. No dia 28 de março de 2020, a cidade registrou o primeiro óbito pelo coronavirus: uma professora de 58 anos, moradora do Coelho. Apesar de ter morrido num hospital em Niterói, A Vigilância Sanitária gonçalense a registrou em sua estatística, já que ela moradora do município.

Desde que a prefeitura iniciou o combate à pandemia, no início de março de 2020, ainda na gestão do prefeito José Luiz Nanci, o município publicou decretos com restrições e medidas de isolamento, mas aparentemente sem atingir níveis de controle do contágio da doença. Um dos primeiros boletins de alerta registrou 25 casos no início de abril de 2020, com apenas o óbito da professora. Seis meses depois, o boletim de 1º de setembro de 2020 registrou 648 mortes e 13.067 casos.

O ano de 2021 começou com mais de mil óbitos (1.003) e 33.293 casos confirmados em 2 de janeiro. Em quase três meses depois, o município de São Gonçalo atingiu a marca de 1.603 mortes e 64.675 casos confirmados.

A vacinação do Plano Nacional de Imunização segue sem garantias de diminuir os prazos para atingir a população adulta da cidade rapidamente. São Gonçalo é o segundo município mais populoso do estado e uma das cidades brasileiras com mais de um milhão de habitantes (16ª cidade na previsão do IBGE para 2020).

Nesta segunda-feira (5) a prefeitura decidiu prorrogar as medidas restritivas na cidade até 12 de abril. A maioria das cidades do estado seguem em alerta máximo por causa do elevado contágio e aumento dos casos fatais da doença.

Cemitério do Pacheco foi reformado para aumentar a capacidade após o agravamento da crise sanitária

O prefeito Capitão Nelson (Avante) iniciou o mandato com obras de reformas e ampliação do número de sepulturas nos cemitérios da cidade. A prefeitura também início o processo de associação ao Consórcio Nacional Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), uma iniciativa da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). As cidades de Niterói, Maricá e Tanguá entraram no grupo, que tenta conseguir mais doses de imunizantes contra a Covid-19 sem depender totalmente do Governo Federal.

Mapa do estado do Rio de Janeiro com maioria das cidades na bandeira roxa e vermelha (Divulgação)

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress