23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 26, 2024

Circuito Esportivo Altair recebe plantio de árvores em Alcântara

A prefeitura iniciou o processo de plantio e jardinagem no Circuito Esportivo Altair, às margens da RJ-104 (Fotos: Divulgação)

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Gonçalo, por meio da Subsecretaria de Parques e Jardins, iniciou processo de plantio e jardinagem no Circuito Esportivo Altair Gomes de Figueiredo, localizado às margens da RJ-104, no Alcântara.

No local, existem dois canteiros, um com 195 metros quadrados e outro com 22 metros. Além deles, será plantada uma cerca viva com 30 metros de comprimento que receberá os serviços de jardinagem, levando beleza para o circuito, frequentado por moradores da região e do Jardim Catarina, que utilizam o local para prática de esportes ao ar livre, como caminhadas, corrida e ginástica.

O reflorestamento já está sendo realizado no espaço e contará inicialmente com duas espécies de plantas. Serão plantadas três palmeiras rabo de raposa, 60 dracenas e 199 jasmins do cabo, que são arbustos. Ao todo o local receberá cerca de 3 mil mudas, além de reparos na parte dos playground, iluminação e pintura nos canteiros.

O subsecretário de Parques e Jardins, Edson Leal, disse que esse é o primeiro passo para o início da revitalização dos espaços públicos.

“São medidas de revitalização de espaços públicos, com plantio de árvores, arbustos e plantas ornamentais, que tem a motivação de também compensar podas e supressões realizadas no entorno da mesma região”, destaca.

Quem foi Altair

Revelado nas categorias de base do Manufatora de Niterói, Altair Gomes de Figueiredo, nasceu no dia 22 de janeiro de 1938, em Niterói e chegou ao Fluminense para atuar como quarto-zagueiro, mas como só havia vaga na lateral-esquerda, aceitou trocar de posição.

Lateral de boa técnica e jogador leal, Altair era um ótimo marcador que dificilmente perdia uma dividida, apesar de seu corpo magro em relação à altura, pois tinha 1,73 m e pesava 59 kg, tendo sido considerado por muitos o melhor marcador de Garrincha.

Altair tinha duas paixões: o Fluminense e a cidade de São Gonçalo

Pela Seleção Brasileira foi campeão da Copa do Mundo de 1962 – sendo reserva de Nílton Santos e da Taça Bernardo O’Higgins em 1959, 1961 e 1962, tendo disputado também a Copa do Mundo de 1966 como titular. Jogou vinte e duas partidas com a camisa da seleção, com 16 vitórias, 2 empates e quatro derrotas.

Diagnosticado com Doença de Alzheimer, que afeta principalmente a memória, faleceu em 9 de agosto de 2019 no Hospital de Clínicas de São Gonçalo, na cidade com o mesmo nome, e foi enterrado no Cemitério de Maruí, em Niterói.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress