19.9 C
São Gonçalo
domingo, julho 21, 2024

Congresso Estadual de Turismo discute desenvolvimento econômico em Maricá

Evento debaterá diversos temas relacionados ao Turismo e Negócios

Congresso Estadual de Turismo Discute Desenvolvimento Econômico em Maricá
Congresso Estadual de Turismo Discute Desenvolvimento Econômico em Maricá
O evento busca explorar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico (Foto: Elsson Campos)

A sexta edição do Congresso Estadual Empresarial de Turismo teve início nesta terça-feira (25) em Maricá, no Espaço de Eventos ao lado do Aeroporto de Maricá, em Araçatiba. O evento, apoiado pela Prefeitura de Maricá, através da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e das Secretarias de Turismo e Promoção e Projetos Especiais, busca explorar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico.

Organizado pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), o congresso inclui uma programação extensa com diversos painéis voltados para hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos turísticos, artesanato e transporte. Desde 2018, a FC&VB-RJ opera o Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável, conhecido como “Plano Maricá 2030”, que visa beneficiar diretamente o comércio, hotelaria, eventos e o setor de serviços.

Hamilton Lacerda, presidente da Codemar, destacou a importância do evento para o desenvolvimento econômico local. “Temos uma parceria exitosa com a FC&VB-RJ. O prefeito Fabiano Horta sempre orientou para que a Codemar entenda o turismo como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento econômico de Maricá. Apoiar, fomentar e incentivar o turismo é construir a economia do futuro. É um prazer receber esse congresso na nossa cidade”, afirmou Lacerda, que recebeu o título de Embaixador de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

O congresso, que vai até quarta-feira (26), abordará temas como “Estado do Rio sendo destino certo para turistas estrangeiros”, “Turismo segmentado – O produto certo para a Persona certa”, e “MICE – Como captar eventos e gerar mais negócios”. Além dos painéis, o evento conta com Feira de Destinos, Feira de Artesanato e Polo Gastronômico.



continua depois da publicidade



O secretário de Turismo, Thiago Medina, destacou o engajamento do setor público no desenvolvimento turístico de Maricá. “Aqui em Maricá temos o poder público fomentando e desenvolvendo o turismo na nossa cidade”, disse Medina, que também recebeu o título de Embaixador do Turismo no Estado em nome do prefeito.

Durante a cerimônia de abertura, um dos destaques foi o debate sobre o Rock in Rio Maraey Resort, empreendimento privado previsto para ser construído na Restinga. No segundo dia do congresso, Hamilton Lacerda discutirá o papel do turismo no desenvolvimento econômico, e Paulo Santos, presidente do Maricá Convention & Visitors Bureau, participará de um painel sobre experiências bem-sucedidas dos C&VBx.

Julia Britto, secretária de Promoção e Projetos Especiais, ressaltou o impacto do Plano Maricá 2030. “Esse projeto foi um divisor de águas no trabalho de promoção da cidade. Esse trabalho que a gente faz junto com a Codemar e Secretaria de Turismo foi um marco”, disse.

O presidente da FC&VB-RJ, Guilherme Braga de Abreu, elogiou a escolha de Maricá como sede do evento. “É uma satisfação enorme realizar esse congresso em Maricá. Trabalhar lado a lado do poder público é prazeroso. Há a vontade política aqui de se gerar emprego e renda. Estamos vendo o quanto a cidade evoluiu no trade turístico nos últimos anos com o Plano Maricá 2030”, afirmou.

Marco Navega, presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo (Condetur) na Região Costa do Sol, destacou o potencial turístico de Maricá. “Maricá é a porta de entrada da Costa do Sol e do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro. O município é a cara de uma região turística de excelência”, disse.

Alberto Matrilhas, presidente da Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM), vê o congresso como uma oportunidade de qualificação. “Cada pessoa que chega aqui para conversar conosco é um aprendizado, aprendemos uma coisa nova”, comentou.

Paulo Santos, presidente do Maricá C&VB, enfatizou o desenvolvimento turístico da cidade. “O 6º Congresso Estadual Empresarial de Turismo representa, para o maricaense, um trabalho que mudou a lógica do turismo. O Governo Municipal está fazendo um trabalho muito bacana, direcionando o município em um processo de sustentabilidade e turismo”, afirmou.

A programação completa do congresso pode ser acessada no site. O evento conta com apoio da Prefeitura de Maricá, Governo do Estado do Rio de Janeiro, TurisRio, Equipotel, Visit Rio, e parcerias de mídia com InterTv e Mercado & Eventos.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress