30.4 C
São Gonçalo
sábado, abril 27, 2024

Câncer de mama: 40 mil mulheres em Niterói e São Gonçalo não fizeram exame

Segundo a Dasa, maior rede de saúde do Brasil, 91% das mulheres podem estar com o exame de mama atrasado (Foto: Divulgação)

No mês em que é celebrado o Outubro Rosa, um levantamento apontou que cerca de 40 mil mulheres de Niterói e São Gonçalo deixaram de fazer o exame de rastreio ou o diagnóstico de câncer de mama no ano passado.

O estudo, produzido pela Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, também revela que 91% das niteroienses podem estar com o acompanhamento atrasado. Os dados são indicativos de um problema maior, que atinge diversas cidades.

A estimativa é que mais de 600 casos suspeitos de câncer de mama deixaram de ser rastreados nas duas cidades, totalizando 1,7% de mulheres que não realizaram os exames entre agosto de 2020 e de 2021.

Inaugurado há 11 meses, o Centro de Diagnóstico Integrado (CDI) do Hospital Municipal Carlos Tortelly ficou com o mamógrafo novo parado durante todo esse período por falta de filme. Após reclamações de usuários e funcionários, o material foi comprado e o equipamento começou a funcionar, na semana passada.

“Além do CDI, o município possui o exame de mamografia na Policlínica Sylvio Picanço, que realiza média de 30 exames diários, e no Hospital Antonio Pedro, com média de 85 exames mensais”, diz nota da prefeitura.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress