27.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, maio 9, 2024

Atendimento médico domiciliar transforma a vida de doentes em São Gonçalo

Seu Raimundo está há um ano recebendo cuidados especiais dos profissionais do Sistema de Atendimento Domiciliar (Foto: Divulgação)

A vida do comerciante Raimundo Araújo, de 57 anos, mudou completamente quando ele começou a ser atendido em casa pelo Sistema de Atendimento Domiciliar (SAD) para tratar as amputações dos dedos do pé direito, ocorridas há um ano em decorrência da diabetes.

“Como não estou podendo sair na rua por causa da Covid-19 e da minha baixa imunidade, essa equipe acabou salvando a minha vida”, diz, emocionado.

Desde 2013 em São Gonçalo, o SAD tem dez equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (Emad). Cada equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e fisioterapeuta. O programa conta ainda com quatro equipes multiprofissionais de apoio (Emap), que são constituídas por psicólogo, nutricionista, farmacêutico, terapeuta ocupacional, dentista e fonoaudióloga, que dão suporte às equipes de Emad.

Cada equipe atende uma região específica, cobrindo todos os bairros do município. Os profissionais atuam de forma integrada com os serviços de atenção básica, Unidades de Pronto Atendimento (Upas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e com demais unidades hospitalares e emergências.

Os pacientes têm visitas regulares das equipes e são monitorados permanentemente. A frequência das visitas é de acordo com o estado clínico e a avaliação de cada paciente, como explica a enfermeira Camila da Silva Cruz, de 34 anos, responsável pela Emad 01, que atende os bairros Jardim Catarina e Alcântara, e que cuida de Raimundo.

“Ele está muito feliz com o nosso trabalho, que começou a ser feito a princípio de segunda a sexta em sua residência. Mas com sua melhora, ele passou a receber nossa visita apenas duas vezes na semana. Ficamos felizes com seu avanço e que mais pessoas possam ser atendidas pelo programa Sistema de Atendimento Domiciliar”.

Seu Raimundo fez questão de agradecer o empenho dos profissionais: “É um serviço muito bacana que é prestado pela Secretaria de Saúde de São Gonçalo. Os profissionais são competentes, atenciosos e quero aproveitar a oportunidade para parabenizá-los”.

O serviço pode ser solicitado na coordenação do SAD na Avenida Presidente Kennedy, 207, no Centro de São Gonçalo.

Os pacientes podem obter outras informações pelo telefone 2605-8249.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress