25.8 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 26, 2024

Artesãs trazem arte ‘Reborn’ da Europa para Alcântara

Era 2017, quando a internet uniu Cláudia Oliver, Rose Castro e Tininha Garcia, que decidiram abrir a loja ‘Sonho Encantado’, no Shopping Mercadão da Moda, em Alcântara, São Gonçalo.

“Eu, Cláudia e Rose, vendíamos separadamente para todo o Brasil e inclusive outros países. Mas com os golpes aplicados na internet, para nós ‘Cegonhas’ (artistas que produzem bebês ‘Reborn’), isso não era legal. E na nossa cidade, com mais de um milhão de habitantes, ninguém conhecia a nossa arte, antes de abrirmos em sociedade nossa loja física aqui em Alcântara”, explica Tininha, 49 anos, uma das proprietárias.

Já uma das sócias, complementa:

“Isso (golpes na internet) foi importante para nós, pois fez com que a gente colocasse na cabeça a importância de uma loja física. No ‘Sonho Encantado’, a pessoa chega, vê os bebês, faz a encomenda ou escolhe um, e querendo, já leva para casa. Isso nos ajudou e para muitos clientes, se tornou uma facilidade”, diz Cláudia, de 49 anos

Unidas pela arte ‘Reborn’ (‘renascidos’ em bom português), as gonçalenses produzem cerca de um bebê por semana, com exceções no Dia das Crianças e no mês de dezembro.

“Nesses períodos ficamos ligados no 220v, pois viramos noites para atender tantos pedidos”, comemora Rose.

Com preços que variam de R$ 850 (o mais simples) a R$ 8 mil (que tomam banho), os bebês ‘Reborn’ são detalhadamente produzidos por um estudo profundo de anatomia humana, fazendo o valor a ser cobrado compatível com a riqueza dos detalhes, como explica Tininha.

“Nós estudamos cada detalhe de um recém-nascido. Quando produzimos um bebê, por exemplo, um prematuro, estudamos tudo em relação a esse tipo de bebê: a cor, as manchas sanguíneas, a espessura da pele bem fininha por não ser formado, exploramos as cores azuladas para dar a sensação de pele fina, as cores translúcidas devem ser bem trabalhadas e sem esquecer as veinhas em 3D, que devem saltar do corpinho do bebê que são aparentes no prematuro”, enumera.

Mas confessa:

“A moleira desses bebês é importante, pois você percebe com o passar das mãos. Tudo isso é minuciosamente estudado por nós, ‘Cegonhas’, diz.

Única loja em São Gonçalo neste segmento de arte, o ‘Sonho Encantado’ aborda temas considerados tabus pela sociedade como a segregação racial, como atesta Cláudia.

“Não fazemos distinção dos nossos bebês, e todos, sem exceção, colorem nossa vida”, orgulha-se.

O ‘Sonho Encantado’ produz também bebês terapêuticos para auxiliar no tratamento a doenças como o autismo e alzheimer, por exemplo, e uma linha de ‘Reborn Pets’, cachorros, gatos, macacos, porcos e outros bichinhos, e o ‘Reborn Fantasia’, onde fadinhas, sereias e personagens conhecidos como o Harry Porter, são produzidos.

Origem ‘Reborn’

A técnica surgiu na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, na década de 40, a partir da iniciativa de mães que, para presentear os filhos, na tentativa de amenizar a tristeza gerada pelo conflito e em função da crise econômica e da falta de recursos, pintavam e redecoravam bonecas velhas ou destruídas.

Com o fim da guerra, os europeus aprimoraram a técnica, que começou a se espalhar pelo mundo.

Serviço

Se você quiser aprender a produzir bebês ‘Reborn’ que são sucesso em São Gonçalo, basta ingressar no curso ministrado por elas, que fica na loja ‘Sonho Encantado’, no Shopping Mercadão da Moda, na Rua Alfredo Backer, 611, Box 80.

Para maiores informações, basta ligar no telefone (21) 97257-3991.

Se você quer conhecer a arte das três artesãs, basta ir na loja, que funciona de segunda a sábado, das 10h às 18h, e é uma das atrações do espaço.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress