30.2 C
São Gonçalo
sábado, abril 27, 2024

Gonçalense cria torcida organizada para homenagear o Flamengo

Depois de 38 anos sem ganhar uma Libertadores, o Flamengo conquistou o título da competição mais importante da América ano passado contra o River Plate-ARG e ganhou a primeira torcida organizada no bairro do Porto Novo em São Gonçalo: a Flagaragem19!

“Foi por acaso que a Flagaragem19 foi criada. O pessoal perguntava onde eu ia assistir ao jogo e falei na garagem lá de casa. Quando vi o pessoal foi chegando e assim nasceu a nossa torcida organizada”, diz o presidente Luiz Antônio Lorosa, de 55 anos.

Pé quente naquela decisão, a Flagaragem19 em pouco mais de seis meses tem bandeiras, camisas personalizadas, chapéus, conta com 50 integrantes, redes sociais, faz live com torcedores e começa a se estruturar para criar um site e em seguida ser reconhecida pelo Flamengo como torcida oficial.

Segundo Luiz Gustavo, de 33 anos, filho mais velho e responsável em divulgar a marca, o intuito é reunir familiares e amigos para assistir os jogos do clube de coração.

E aproveitou para falar do Fla-Flu que decidirá o Carioca deste ano, que vem a ser a primeira decisão regional da Flagaragem19.

“O clássico mais charmoso do Brasil, vai ser visto de uma forma diferente para todos nós da Flagaragem19. Gostaríamos muito de reunir todos nossos integrantes aqui pra assistir essa final, porém, devido a essa pandemia, não será possível. Sem torcida, tanto no estádio ou fora dele, sem dúvidas, será uma decisão sem seu brilho”, diz

Já o presidente da mais nova torcida organizada rubro-negra em São Gonçalo, mantém os pés no chão.

“Estou meio apreensivo, pois o time está muito devagar e não está correspondendo à altura do elenco que tem e ao futebol jogado antes”, diz.

A Flagaragem19 fica situado na Rua Osório Borba, no bairro do Porto Novo e o Instagram é @fla_garagem19.

Principais torcidas organizadas do Flamengo

1 – Charanga Rubro-Negra

Essa torcida do Flamengo é considerada a primeira torcida organizada de todo o Brasil. Criada em 1942 por Jayme Carvalho, a Charanga Rubro-Negra conta com diversos instrumentos e pessoas para animar os jogos e incentivar o time.

Uma curiosidade é que essa torcida ficou sem tocar entre a final da Copa do Brasil de 2004 e a Libertadores de 2008, mas depois recebeu um apoio da SUDERJ e voltou com força.

2 – Flamante

Essa é uma das mais tradicionais torcidas do Flamengo e foi fundada no ano de 1969.

3 – Flaponte

Criada em 1976, essa torcida também é bastante conhecida como Falcões da Flaponte e está sempre presente nos jogos para apoiar o time.

4 – Torcida Jovem do Flamengo

Também conhecida como Grêmio Recreativo Cultural Torcida Jovem do Flamengo, ou simplesmente como Jovem Fla, essa é outra torcida do Flamengo criada em 1967 exclusivamente para dar suporte ao clube durante as partidas.

Com sede localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, essa é uma das maiores torcidas organizadas do time e se subdivide por regiões.

5 – Raça Rubro-Negra

Já a Raça Rubro-Negra foi criada em 1977 e é a maior torcida organizada do Flamengo e também do Rio de Janeiro como um todo. Geralmente ela é chamada como Raça ou Raça Fla.

6 – Urubuzada

A Urubuzada é outra torcida do Flamengo que está sempre acompanhando o time, não apenas o de futebol, mas também a equipe de basquete, de futsal, de natação, entre várias outras. Inclusive, a Urubuzada criou uma equipe de esports em 2018.

7 – Paixão Rubro-Negra

Com o slogan ‘Pela Paz e Pelo Esporte’, a Paixão Rubro-Negra é uma torcida fundada oficialmente em janeiro de 1999 e até hoje está presente nos estádios pelo time.

8 – Dragões Rubro-Negros

Mais conhecida como Dragões, essa torcida do Flamengo foi criada em 1977 no Rio de Janeiro.

9 – Fla-Chaça

Fundada mais recentemente, em 2016, a Fla-Chaça é uma torcida do Flamengo que foi criada durante uma caravana de amigos que estava indo assistir um jogo do time. A ideia central da Fla-Chaça é vibrar e apoiar com o clube onde ele estiver.

10 – FlaAlém

Por fim, mas não menos importante, a FlaAlém é uma torcida organizada do clube carioca que fica localizada em Além Paraíba, uma cidade do interior de Minas Gerais, mostrando como o time atinge diversas partes do país.

O Lado de Cá recebeu na tarde desta terça-feira (14), fotos pessoais dos familiares de Luiz Antônio Lorosa, 55 anos, morador do Porto Novo em São Gonçalo e presidente da Flagaragem19.

[modula id=”13168″]

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress