Nesta sexta-feira (17), o Detran.RJ suspendeu preventivamente os serviços da unidade Fonseca, em Niterói, após constatar que um prestador de serviços do posto de vistoria testou positivo para o novo coronavírus. Além disso, outros dois funcionários, do mesmo posto, apresentaram sintomas da Covid-19 e aguardam o resultado dos exames.
Para a segurança de colaboradores e usuários, a unidade passará por uma higienização completa neste fim de semana e todos os funcionários serão testados. A data da reabertura depende de uma criteriosa avaliação, sempre seguindo os protocolos das autoridades de saúde.
Durante o fechamento temporário, as CNHs e RGs solicitados antes da pandemia no Posto do Fonseca poderão ser retirados, a partir da próxima segunda-feira (20/07), no Niterói Shopping. O serviço não precisa ser agendado, basta comparecer na unidade com protocolo ou documento de identificação. Em relação aos serviços veiculares, quem tem exigência a cumprir poderá se dirigir ao posto de vistoria de São Gonçalo, das 10h às 15h, ou aguardar a reabertura da unidade.
Para minimizar os riscos de disseminação do novo coronavírus, o órgão vem testando periodicamente seus colaboradores. Até agora, mais de 600 funcionários já foram testados. A última testagem aconteceu, nesta sexta-feira (17), e foi destinada aos servidores que trabalham diretamente com o público na sede do departamento, no Centro do Rio.
Com toda atenção à segurança sanitária, o departamento vem higienizando os postos com frequência e disponibilizando dispensers com álcool em ambientes compartilhados, como corredores e áreas de atendimento. Para os funcionários, máscaras foram fornecidas pelo Detran e pelas empresas contratantes dos terceirizados.
Os cuidados continuam e são medidas fundamentais do plano de retomada gradual do Detran.RJ. Como a pandemia ainda não foi totalmente controlada, o departamento pede aos usuários que não compareçam aos postos sem agendamento prévio, não levem acompanhantes, não cheguem muito antes do horário para evitar aglomeração e mantenham o distanciamento nas filas. O Detran reforça ainda que é obrigatório o uso de máscaras no interior das unidades.