23.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, abril 26, 2024

Sucesso nas redes sociais, Smith dos Panos se desdobra em mais de cinco empregos para sobreviver à pandemia em SG

Famoso nas redes pelo seu trabalho no município de São Gonçalo, o vendedor ambulante Smith dos Panos, de 25 anos, teve seu ofício diretamente afetado pela pandemia do novo coronavírus.

A crise econômica que se instalou nos pequenos negócios aumentou o desemprego e afetou a venda de itens não essenciais, como os panos de chão vendidos por Smith. O vendedor, que costumava receber muitas encomendas via redes sociais viu sua renda cair rapidamente e teve que se desdobrar em pelo menos outras quatro funções para se manter neste período.

“Precisava ter uma solução para trabalhar, conseguir dinheiro para pagar meu aluguel e tive que correr atrás. Primeira coisa que eu pensei foi que ninguém come pano de chão, mas comida todo mundo precisa para viver”, conta Smith, que começou na labuta ainda na adolescência, aos 16 anos de idade.

Determinado a conseguir uma renda extra, o morador do bairro de Itaúna enviou uma mensagem para uma amiga que trabalhava em um hortifruti e se ofereceu para trabalhar na empresa vendendo as frutas do estabelecimento de casa em casa. Ao chegar no local, descobriu que não havia vagas para emprego, mas recebeu um gesto solidário do dono do estabelecimento. “Não tinha noção de nada, não sei nem por onde começar, queria saber o que vende mais e ele me ajudou um pouco a entender o mercado das frutas, diz Smith.

O jovem vendedor seguiu na batalha e, após pegar receber o dinheiro de uma venda de panos de chão, comprou um carrinho de mão e passou a vender frutas em localidades próximas a sua casa, acumulando duas funções.

Sempre com o apoio das redes sociais, promovendo seu trabalho em suas páginas no facebook e no instagram, as vendas voltaram a crescer e a situação melhorou um pouco. Quando o comércio voltou a abrir e as vendas de panos voltaram a cair, Smith se inspirou na ideia de sua esposa, que havia comprado um cobertor de que gostou muito, e decidiu investir também na venda de edredons, quando chegou ao seu terceiro emprego. “Eu não gosto de ficar pensando muito não, com medo de investir não e investi os únicos R$1000,00 que eu tinha na mercadoria”, comenta.

A demanda pelos edredons deu tão certo, que Smith decidiu abrir um ponto de vendas. Comprou uma tenda e outros itens como panelas, vasilhas e outros utensílios domésticos e abriu um ponto de vendas na Trindade, também em São Gonçalo. Para complementar a renda, Smith ainda arrumou um emprego de entregador em uma pizzaria aoso fins de semana, de 18h às 00h e, durante a semana usa sua moto para fazer entregas de máscaras infantis.

O cansaço da luta pelo sustento da família nos cinco trabalhos e nos demais “bicos que aparecem é superado diariamente pela vontade de Smith de realizar seu grande projeto de vida.

“Meu grande sonho é comprar uma casa própria, é minha prioridade na vida e coloco sempre isso na minha cabeça. Afasto os pensamentos negativos e foco no meu trabalho para conseguir minha casa”, conclui.

Mercado Solidário

Quem quiser contribuir para o sustento da família e o sonho da casa própria de Smith dos Panos pode ajudá-lo no Mercado Solidário do site “Razões para acreditar” neste link. O mercado solidário é uma vaquinha virtual em que você compra simbolicamente um serviço ou produto para ajudar um trabalhador autônomo na pandemia, mesmo sabendo que não receberá a compra.

Para encomendar qualquer um dos produtos de Smith basta entrar em contato com ele em suas páginas facebook ou no instagram.

 

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress