24.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 3, 2024

Sidney Poitier, primeiro ator negro a ganhar o Oscar, morre aos 94 anos

Em 1958, Portier se tornou o primeiro negro indicado ao Oscar de Melhor Ator, mas levou a estatueta dourada para casa por Uma Voz nas Sombras em 1963 (Foto: Divulgação)

Primeiro ator negro a vencer o Oscar, Sidney Poitier morreu nesta sexta (07), aos 94 anos. O falecimento foi anunciado pelo ministro das Relações Exteriores das Bahamas, país de origem de Poitier, e a causa da morte não foi revelada.

O ator tinha dupla cidadania, já que nasceu inesperadamente em Miami durante uma visita dos pais aos Estados Unidos. Ele cresceu nas Bahamas, mas mudou-se para os EUA aos 15 anos.

Com uma carreira repleta de papéis marcantes, sua trajetória se confunde com a luta pelos direitos civis nos EUA. O tema racial esteve presente em sua filmografia desde o primeiro papel, em O Ódio é Cego (1950), como um médico negro que precisa tratar de dois irmãos racistas.

Em 1958, Poitier se tornou o primeiro negro indicado ao Oscar de Melhor Ator, pelo longa Acorrentados, no entanto, levou a estatueta dourada para casa por Uma Voz nas Sombras (1963), pois o filme, sem tema polêmico, trazia como um faz-tudo que ajuda um grupo de freiras a construir uma capela no meio do deserto.

Depois desse feito, passaram-se quase quatro décadas até que outro astro negro fosse reconhecido como Melhor Ator pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, com Denzel Washington por Dia de Treinamento (2001), coincidentemente no mesmo dia em que Poitier recebeu um novo Oscar, numa homenagem pelo conjunto da obra.

Sua última aparição cinematográfica foi no thriller O Chacal em 1997, e quatro anos depois abandonou as telas com o desempenho no telefilme Construindo um Sonho (2001).

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress