28.9 C
São Gonçalo
terça-feira, junho 18, 2024

São Gonçalo avança na saúde com oferta de cirurgias oncológicas

HCCOR aprimora atendimento e prepara espaço para quimioterapias

São Gonçalo avança na Saúde com oferta de cirurgias oncológicas
São Gonçalo avança na Saúde com oferta de cirurgias oncológicas
Por mês, são realizados 65 procedimentos oncológicos (Foto: Divulgação)

O Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), localizado na Lagoinha, São Gonçalo, está ampliando seus serviços ao realizar cirurgias oncológicas e preparar um espaço para quimioterapias. Desde dezembro de 2022 até abril deste ano, foram realizadas 1.073 cirurgias oncológicas, abrangendo áreas como endocrinologia, ginecologia, mastologia, urologia, proctologia, pneumologia e gastrointestinal.

Além das cirurgias oncológicas, o HCCOR, conhecido por suas cirurgias eletivas de alta complexidade do coração, está equipando uma sala para a realização de quimioterapias. A nova sala contará com cinco cadeiras, capazes de atender até 10 pacientes por dia. A expectativa é que este serviço comece a ser oferecido em breve, proporcionando um atendimento mais completo e próximo de casa para os pacientes.

Nilson Paulo dos Santos, aposentado de 70 anos e morador de Maricá, é um dos beneficiados pelos serviços do HCCOR. Ele realizou uma cirurgia de próstata em abril e elogiou o atendimento recebido. “Descobri o câncer de próstata em um consultório particular, mas não tive condições de seguir por lá e transferi tudo para o SUS. A cirurgia foi um sucesso, e achei tudo excelente no hospital”, afirmou Nilson.



continua depois da publicidade



Dr. Edmar Lopes, oncologista do HCCOR, destaca a importância da ampliação dos serviços. “São Gonçalo avançou muito com a oferta das cirurgias oncológicas no HCCOR. Estamos crescendo e em breve teremos a quimioterapia. Isso ajuda muito a demanda crescente da oncologia em todo o Estado”, disse o médico.

O HCCOR atende pacientes de todo o Estado do Rio de Janeiro através do Sistema Estadual de Regulação (SER). Além das cirurgias oncológicas e cardíacas, o hospital realiza consultas ambulatoriais pré-operatórias em diversas especialidades. Segundo o secretário de Saúde de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha, a humanização do atendimento é uma prioridade. “O HCCOR está ampliando as cirurgias e serviços oferecidos. É mais dignidade aos pacientes”, comentou o secretário.

Até abril deste ano, o HCCOR realizou 6.732 operações, incluindo cateterismos, angioplastias, revascularizações, cirurgias oncológicas, neurológicas, gerais, dermatológicas, colocação de marcapasso e trocas valvares. Bianca Serour, subsecretária de Urgência e Emergência, ressalta a importância de oferecer tratamentos de alta complexidade próximos aos pacientes. “A humanização e os equipamentos de última geração refletem nos atendimentos, funcionando como uma engrenagem perfeita”, concluiu.

O HCCOR iniciou suas operações em dezembro de 2022, durante o governo do prefeito Capitão Nelson, e possui quatro centros cirúrgicos e 49 leitos. As cirurgias são eletivas e marcadas através do SER, reforçando a necessidade de manter os dados de contato dos pacientes atualizados.

Distribuição das Cirurgias Oncológicas:
  • Endocrinologia: 68
  • Ginecologia: 160
  • Dermatologia: 167
  • Mastologia: 490
  • Urologia: 21
  • Proctologia: 78
  • Pneumologia: 3
  • Gastrointestinal: 73

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress