24.9 C
São Gonçalo
segunda-feira, abril 29, 2024

Ruas fechadas e comércio de cargas roubadas: barricadas tiram o direito de ir e vir dos moradores da Trindade

O bairro da Trindade é uma das localidades mais importantes do município de São Gonçalo e é conhecido por fazer a ligação entre diversas comunidades da região e se destacar pelo seu comércio grande e diversificado.

No entanto, nos últimos anos, o local vem se destacando pela violência que diariamente na fica exposta na porta dos moradores. Segundo informações divulgadas por moradores em condição de anonimato para o Portal Lado de Cá, criminosos locais instalaram barricadas em oito ruas na região do Três campos, impedindo a passagem dos moradores.

Moradores são impedidos de circular no próprio bairro

As vias obstruídas no bairro são: Rua Caçapava, Rua Cuiabá, Avenida Cidade de Campos, esquina com Rua Uruguaiana, Rua Parati, Rua Tabajara e Rua Cidade de Olinda. Além da restrição da circulação de pessoas, a instalação das barreiras nas ruas paralelas impede que os moradores da região tenham acesso a serviços básicos como coleta de lixo e a circulação do Samu em caso de uma emergência médica e evita a entrada das forças de segurança na região.

Ainda de acordo com os moradores que não quiseram se identificar para preservar a própria segurança, na Rua Cidade de Olinda funciona uma boca de fumo ao lado de um campo de futebol, que costuma ficar bastante movimentado aos fins de semana para a realização das partidas de torneios de bairro. É exatamente nesse período de aglomeração de pessoas que os criminosos se aproveitam das ruas fechadas para comercializar os produtos originados do tráfico e do roubo de cargas na região.

Histórico de ações da PM na região teve policial baleado

Policiais tentam remover barricadas do local

No último dia 27 de julho, equipes do 7ºBPM fizeram uma operação no local para tentar remover as barricadas em três das oito ruas obstruídas, mas logo as barreiras foram recolocadas pelos traficantes da região. “Os policiais removeram, mas deixaram o material nos muros do canto da rua. Com os materiais deixados, eles arrastaram tudo para o mesmo lugar novamente. A ação foi muito rápida e com poucas viaturas, Eles falaram que iam voltar e não voltaram”, conta o morador.

A operação na região não é tão simples quanto parece e o problema é antigo na região. Em maio do ano passado, o subtenente da Polícia Militar do Rio, Washington Douglas Vianna Ferreira, foi baleado no rosto, durante uma operação semelhante para retirar barricadas construídas por traficantes em uma área próxima e foi levado às pressas para o HEAT.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress