Prefeitura de São Gonçalo dá início a campanha contra o sarampo

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Na última segunda-feira (13), a Secretária de Saúde de São Gonçalo iniciou campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo. A iniciativa faz parte do programa, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, “Rio sem sarampo”. A mobilização vai até 13 de março, em todas os 73 pontos de vacinação espalhados por todo município, que funcionarão das 8h às 17h.
A campanha tem como objetivo a cobertura vacinal da população na faixa etária de seis meses a 49 anos. A doença já é considerada um surto desde a reintrodução do vírus no Brasil, em 2018, com 371 casos confirmados no Estado do Rio.
No ano de 2019, 62 mil pessoas foram vacinadas, com uma cobertura de 117% da população estimada de seis a 11 meses vacinadas. Pessoas dessa faixa etária fazem parte do grupo mais vulnerável ao sarampo.
“A vacinação é importante que possamos evitar que doenças controladas em nosso país voltem a ser problema de saúde pública. Com o sarampo não é diferente. É uma doença de alta transmissão e que é controlada principalmente por vacinação. Portanto, quanto mais pessoas estiverem com a vacina em dia, menor será o risco da doença proliferar”, afirmou Rafael Marques, coordenador do Programa de Imunizações da Secretaria de Saúde.
É recomendado que a imunização contra o sarampo seja realizada em três fases: a dose zero, entre os seis e 11 meses; a primeira dose, com um ano de idade, e a segunda e última dose, com um ano e três meses. A campanha é voltada para aqueles que não possuem o esquema de doses completo ou ainda os que não possuem nenhuma dose.
De acordo com o Ministério da Saúde, além da dose D (a primeira), pessoas de um a 29 anos devem ter duas doses comprovadas. Já pessoas de 30 a 49 anos que não possuem nenhuma dose devem tomar somente uma.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress