22.2 C
São Gonçalo
terça-feira, junho 25, 2024

Prefeitura de Niterói empossa nova secretária da Mulher

Codim foi transformada em Secretaria para fortalecer a luta pelos direitos das mulheres

Prefeitura de Niterói empossa nova secretária da Mulher
Prefeitura de Niterói empossa nova secretária da Mulher
Axel Grael, empossou Thamyris Elpídio como secretária da Mulher, em cerimônia no Theatro Municipal, no Centro (Foto: Alex Ramos)

Na última terça-feira (28), em uma cerimônia realizada no Theatro Municipal, no Centro de Niterói, o prefeito Axel Grael oficializou a posse de Thamyris Elpídio como secretária da Mulher. Este evento marca a transformação da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) em Secretaria Municipal da Mulher, uma medida que visa fortalecer a luta pelos direitos das mulheres sem aumentar as despesas do município.

Durante a cerimônia, o prefeito Axel Grael destacou a importância da criação da nova secretaria, associando-a ao fortalecimento da democracia e à garantia dos direitos das mulheres. “A criação da Secretaria da Mulher vem de uma militância forte pela causa da mulher. É uma questão de democracia, ética, valores. Precisamos estar juntos e buscar qualidade, proteção e garantia dos espaços de poder e de fala de cada mulher. Esse tema é importante e precisa estar no mesmo nível de tomada de decisão de outras secretarias”, afirmou Axel Grael.



continua depois da publicidade



Thamyris Elpídio, nova secretária da Mulher, é formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem uma vasta experiência em questões de gênero. Ela já atuou como coordenadora do Eixo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na Codim e desempenhou papéis importantes em eventos internacionais como a Comissão sobre o Status da Mulher da ONU. “Estar à frente da Secretaria da Mulher é participar de um momento histórico que corrige a história da sociedade, que uma vez disse que as mulheres não poderiam ocupar esses espaços de poder. A Secretaria precisa ter o rosto de cada mulher de Niterói: jovens, velhas, pretas, com deficiência, LGBTQIAP+. Vamos caminhar juntas”, declarou Thamyris.

A cerimônia também contou com a presença de diversas autoridades, incluindo secretárias municipais, a defensora pública Flávia Nascimento e a primeira-dama do município, Christa Vogel Grael. Fernanda Sixel, membro do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres, elogiou a criação da secretaria e ressaltou a vanguarda de Niterói na implementação de políticas públicas para as mulheres. “A Secretaria não foi criada por acaso, tem uma história. Há 21 anos foi criada a Codim. Niterói veio na vanguarda construindo políticas públicas garantidoras dos direitos das mulheres. É fundamental ter investimentos claros para as mulheres. A criação da Secretaria é uma demanda dos conselhos, das conferências. O estado criou uma Secretaria. Era a nossa vez”, afirmou Fernanda Sixel.

Com a nova Secretaria da Mulher, Niterói busca avançar ainda mais na implementação de políticas públicas que garantam os direitos e a segurança das mulheres, promovendo um ambiente de igualdade e justiça para todas as cidadãs.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress