23.5 C
São Gonçalo
domingo, abril 28, 2024

Petrobras patrocina Projeto Ginga que forma jovens em Itaboraí

O Projeto Ginga vai oferecer formação em games, novas tecnologias, cultura digital e audiovisual por meio de kits pedagógicos e lúdicos (Foto: Divulgação)

A Petrobras está patrocinando o Projeto Ginga – Inovar para Transformar, que tem como objetivo promover capacitação profissional a jovens, para ampliar suas oportunidades de trabalho e renda no mercado audiovisual e de novas tecnologias.

Agregado à carteira do Programa Petrobras Socioambiental, vai oferecer, até 2023, um total de 600 vagas para participantes contínuos e 400 eventuais nos municípios Duque de Caxias, Itaboraí e Macaé. Está prevista também a formação de multiplicadores dentre as lideranças comunitárias, educadores sociais e professores.

O projeto Ginga vai oferecer formação em games, novas tecnologias, cultura digital e audiovisual por meio de kits pedagógicos e lúdicos. Também serão realizadas atividades socioculturais nas comunidades e ofertadas mentoria em empreendedorismo, gestão de carreira e mercado; além da realização de desafios culturais e tecnológicos em Direitos Humanos e Cidadania.

A partir de janeiro de 2022, vão ocorrer visitas e encontros técnicos com representantes e líderes comunitários dos municípios para definir como e em quais comunidades especificamente o projeto vai operar.

Já as inscrições para as formações serão abertas a partir de março, priorizando mulheres, pessoas negras, trans, refugiadas, pessoas com transtornos mentais e contarão com ampla divulgação junto à imprensa, redes sociais e anúncios dirigidos às regiões assistidas.

A instituição responsável pelo Ginga é o Cinema Nosso, que possui 20 anos de experiência na democratização do audiovisual no Brasil e nasceu com o premiado filme Cidade de Deus, dos diretores Fernando Meirelles e Kátia Lund, que realizaram oficinas para jovens lideranças. Estes, por sua vez, decidiram promover o acesso de ferramentas de produção nesse segmento a outros jovens, focando em grupos de baixa renda.

Atualmente, o Cinema Nosso é reconhecido como uma das principais escolas populares de audiovisual da América Latina. O nome do projeto traz o sentido popular da palavra ginga, que é movimentar-se, inspirada também pela dança e pela capoeira.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress