24.2 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 21, 2024

Novo sistema de processos eletrônicos é implantado em Itaboraí

Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (28/06) foi realizado treinamento do Sistema Eletrônico de Informação – SEI, novo sistema de processos eletrônicos que será utilizado pela Prefeitura de Itaboraí criado e cedido pelo TRF-4. Essa nova proposta de trabalho foi passada para integrantes de diversas secretarias municipais no Salão Nobre do Palacete Visconde de Itaboraí, no Centro.

A implantação do SEI! foi pensado para melhorar a antiga forma de trabalho, que gera lentidão para a rotina administrativa, ademais a longo prazo impactará diretamente na redução de custos operacionais dos recursos públicos direcionados para a aquisição de insumos e equipamentos para instauração e autuação dos processos físicos como papel e impressoras.

Dentro do SEI todos os processos e documentos são criados e tramitam eletronicamente, promovendo mais velocidade, transparência e eficiência para o servidor público visando todos os órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura. O novo sistema irá beneficiar todas as secretarias municipais e os órgãos e entidades que integram a administração do Município.

Vale destacar que o SEI coloca o Município em uma vanguarda da transformação digital uma vez que os órgãos públicos começam a migrar ao analógico para o âmbito 100% digital. Essa mudança gera a elevação da qualidade na prestação do serviço público, por meio da agilidade, transparência e segurança que os processos administrativos passam a ter. Além de facilitar o dia a dia do cidadão que consegue acompanhar o processo com muito mais transparência e agilidade de forma digital.

O Secretário Municipal de Fazenda e Tecnologia, Roberto Ataíde Santiago Fontes, destacou os benefícios da implantação do novo sistema de processos SEI para a gestão municipal e para os contribuintes.

“Esse sistema melhora a questão da gestão do município em relação a transparência, agilidade e eficiência dos processos, porque não vamos mais precisar imprimir os documentos em papel, não será necessário fazer numeração e até otimiza o trabalho do servidor público, muita gente que se encontra realizando atividades puramente manuais que o sistema passa a realizar automaticamente em tempo real, logo o servidor vai ficar mais livre para exercer atividades mais estratégicas dentro das secretarias. Para o cidadão é uma evolução muito grande, pela redução do tempo de espera transparência e agilidade. Agora ele consegue identificar onde o processo está e quais são os documentos disponíveis e pode interagir eletronicamente com a Prefeitura Municipal de Itaboraí. Por exemplo, qualquer despacho que a gente faça na Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia, em resposta ao munícipe, estará lá disponível para consulta e ele não precisará ir até o órgão público para ter acesso ao seu processo. Como gestor da minha pasta consigo também monitorar o prazo dessas respostas. Então a gente tem esse duplo benefício, tanto para a gestão que vai agilizar e economizar, quanto para o contribuinte que vai ter mais agilidade e mais transparência nos processos dele”, explicou o Secretário.

Também é importante ressaltar que o objetivo e que neste primeiro momento todos os processos novos passam a figurar dentro do SEI. Posteriormente, serão realizadas as ações de digitalização e informatização dos processos anteriores. A expectativa é que no futuro todos os processos possam ser acessados digitalmente.

O Sistema SEI está sendo utilizado e já faz parte da rotina administrativa da Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia. Nas próximas semanas passará a integrar a Procuradoria Geral do Município e as secretarias municipais de Planejamento, de Compras, Licitações e Contratos e de Governo.

A Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia foi a primeira pasta a passar pelo treinamento de utilização do SEI, e a próxima fase irá incluir as demais secretarias municipais.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress