21.9 C
São Gonçalo
terça-feira, maio 28, 2024

Garis da Companhia de Limpeza de Niterói serão voluntários em projeto pioneiro de pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Foto: Divulgação

Dentre as diversas categorias de trabalhadores e empresas, os garis da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) foram os escolhidos para participar de uma pesquisa científica vinculada à Faculdade de Odontologia/Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense(UFF). A pesquisa será realizada pela primeira vez na Companhia. O lançamento do projeto aconteceu na sede da Clin, no setor de Reciclagem (Reciclin), na rua Indígena, em São Lourenço.

“Pela primeira vez será feita uma pesquisa científica de campo com os nossos funcionários e estamos orgulhosos da categoria ter sido a priorizada pelos pesquisadores. Com certeza, iremos contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos nossos trabalhadores”, destacou o presidente da Clin, Luiz Fróes.

De acordo com o setor de Serviço Social da empresa, nesta primeira etapa do projeto, somente os garis que trabalham no 14 º Distrito (Gragoatá) e os da Reciclagem (Reciclin) farão parte da pesquisa de campo. Os setores foram selecionados pela proximidade com o campus da UFF, o que facilita o acesso dos funcionários.

“Agradecemos a escolha da UFF porque pesquisas como essa, que estão próximas à realidade do trabalhador, conseguem realmente fazer um desenho real para que políticas públicas sejam desenvolvidas e aplicadas”, ressaltou a chefe da Divisão de Serviço Social da Clin, Fabielle Guimarães Tavares.

O diretor Eduardo Caminha também destacou a importância do projeto. “A relação de parceria com as instituições de ensino é fundamental para o desenvolvimento, principalmente sendo em nossa cidade, como a UFF”, afirmou Caminha.

Em relação à aplicação da pesquisa, os garis vão responder, de forma voluntária, a um extenso questionário elaborado pelos pesquisadores. O grupo de cientistas quer saber sobre o tipo de acesso que estes trabalhadores têm ao serviço de atendimento odontológico.

O grupo de pesquisadores da UFF que está à frente do projeto é formado pelos professores Deison Alencar Lucietto e Marcos Antonio Albuquerque de Senna, e pelas alunas de graduação de Odontologia Larissa Goulart e Maria Isabel Araujo.

A pesquisa deve estar finalizada até o final do mês de agosto. A equipe de pesquisadores espera apresentar no relatório final uma análise sobre os dados coletados e documentados que contribuirão para compreender melhor as demandas referentes à saúde bucal desses trabalhadores e para o planejamento de ações.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress