24.3 C
São Gonçalo
quinta-feira, abril 25, 2024

Niterói promove Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite

Dia “D” de Mobilização Nacional da Campanha Nacional de Multivacinação (Divulgação/Ag.Brasil)

A campanha de vacinação segue a todo vapor até o fim do mês, mas neste sábado, dia 19, será especial em Niterói: mais de 500 profissionais vão trabalhar nas 54 salas de vacinação distribuídas pela cidade para atender a população.

 

O público-alvo neste período inclui todas as crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias. É importante lembrar que, no dia da vacinação, os pais devem levar a caderneta dos seus filhos. As salas estão localizadas nas Policlínicas Regionais, Unidades Básicas de Saúde e módulos do Programa Médico de Família.

 

Clique aqui para conferir todos os locais.

 

Além do Dia D, a vacinação segue de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Dúvidas sobre o sarampo

 

O sarampo é uma doença infecciosa grave e contagiosa que merece bastante atenção. O Brasil, apesar de ter recebido um certificado da eliminação da doença em 2016, voltou a registrar casos em 2018.

 

Causa 

 

O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus, ou seja, é um exemplo de virose. O vírus do sarampo pertence ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae. É um vírus com genoma RNA.

 

Como é transmitido 

 

O sarampo é transmitido de maneira direta por meio de gotículas respiratórias com o vírus que são eliminadas pelo doente ao espirrar, tossir e falar, por exemplo. O período em que ocorre maior chance de transmissão da doença é aquele compreendido entre dois dias antes do surgimento das manchas no corpo e dois dias depois.

 

Principais sintomas

 

Febre alta (geralmente acima de 38,5 ºC);

Tosse;

Coriza;

Conjuntivite;

Erupções vermelhas na pele;

Manchas brancas nas mucosas (manchas de Koplik)

 

Pode matar?

 

O sarampo pode, sim, causar morte. O agravamento dessa doença pode provocar óbito tanto de crianças quanto de adultos. Segundo o Ministério da Saúde, a incidência, a evolução clínica e a letalidade dessa doença apresentam relação com as condições nutricionais, imunitárias, socieconômicas e com aquelas que favorecem a aglomeração em lugares públicos e residências.

 

Qual tratamento?

 

Infelizmente não existe um tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos utilizados apenas servem para tratar os sintomas da doença e as complicações decorrentes. Vale destacar que, para crianças com a doença, recomenda-se a administração de vitamina A a fim de minimizar as chances de ocorrência de complicações. Essa vitamina deve ser administrada assim que o diagnóstico for feito.

 

Fonte: Brasil Escola

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress