21.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, junho 19, 2024

Niterói inaugura nova unidade de educação infantil no Barreto

Escola atenderá 250 crianças de zero a quatro anos em horário integral

Prefeitura de Niterói inaugura unidade de educação infantil no Barreto
Prefeitura de Niterói inaugura unidade de educação infantil no Barreto
O espaço conta com 12 salas de aula climatizadas, banheiros, cozinha, refeitório, sala de multimeios, elevador, pátio, jardim, entre outros (Foto: Luciana Carneiro)

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação, inaugurou na terça-feira (28) a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Therezinha Calil Petrus, localizada no Barreto, Zona Norte da cidade. A nova unidade, que ocupa um prédio de três andares completamente reformado, oferecerá educação em horário integral para 250 crianças de 0 a 4 anos. Esta inauguração marca a 28ª escola aberta em Niterói nos últimos 12 anos.

O espaço conta com 12 salas de aula climatizadas, banheiros, cozinha, refeitório, sala de multimeios, elevador, pátio, jardim e outras instalações. A estrutura segue os padrões de acessibilidade, incluindo elevador e sanitários adaptados, e incorpora um sistema de aproveitamento de energia solar, conforme as diretrizes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A entrega da Umei Therezinha Calil Petrus faz parte do programa de expansão e qualificação da Rede Municipal de Educação, iniciado em 2013. O prefeito Axel Grael destacou a importância da inauguração de novas escolas para a cidade. “Estamos trabalhando para entregar mais três escolas até o final do ano: na Ponta d’Areia, no Fonseca e no Engenho do Mato. Há um grande esforço para melhorar a qualidade da educação pública em Niterói”, afirmou Grael.



continua depois da publicidade



Bira Marques, secretário municipal de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, ressaltou o avanço significativo representado pela nova unidade. “Estamos ampliando a quantidade de vagas e criando espaços para desenvolver o ensino, a criatividade e a autonomia das crianças. Além disso, teremos um Centro de Treinamento para os Jogos Escolares de Niterói e um Centro de Formação para os nossos profissionais”, explicou Marques.

O prédio anexo à Umei abrigará o novo Centro de Treinamento da Educação de Niterói, que oferecerá infraestrutura para treinamento de alta performance, incluindo acompanhamento de nutricionistas, fisioterapeutas e preparadores físicos. O local também terá um polo de robótica e clubes de ciência e matemática.

A unidade foi nomeada em homenagem a Therezinha Calil Petrus, falecida em julho de 2021. Professora e filantropa pedagógica, Therezinha também era dedicada à música e foi reconhecida pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro com a Medalha Tiradentes em 2014.

Recentemente, a Prefeitura de Niterói também inaugurou a Umei Jornalista Vilmar Berna, em Jurujuba, que atenderá 140 crianças de 1 a 3 anos. Mais duas unidades serão inauguradas em breve: as UMEIs da Ponta d’Areia e do Fonseca, com 120 vagas cada, ampliando ainda mais a oferta de educação infantil na cidade.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress