20.9 C
São Gonçalo
sábado, junho 22, 2024

Sesc RJ lança programa gratuito para formação de mulheres roteiristas negras

Iniciativa oferecerá capacitação e suporte a seis roteiristas selecionadas com projetos de curta-metragem de ficção

Sesc RJ oferece formação gratuita para mulheres roteiristas negras do estado
Sesc RJ oferece formação gratuita para mulheres roteiristas negras do estado
Hospedagem e transporte serão custeados pelo Sesc (Foto: Divulgação)

O Sesc RJ iniciou na segunda-feira (27) as inscrições para a 1ª edição do Laboratório de Desenvolvimento de Roteiros de Curtas-metragens, voltado exclusivamente para mulheres roteiristas negras do estado do Rio de Janeiro. Parte do programa Argumenta, a iniciativa visa capacitar roteiristas que possuem um projeto de curta-metragem de ficção, independentemente de experiência prévia. Hospedagem e transporte para os encontros presenciais serão custeados pelo Sesc.

Com seis vagas disponíveis, o laboratório aceita inscrições de roteiristas maiores de 18 anos, desde que não tenham lançado qualquer longa-metragem de ficção produzido como roteiristas ou diretores. As interessadas devem submeter um roteiro original de curta-metragem com 5 a 20 páginas, em formato PDF, sem identificação pessoal, até o dia 3 de junho pelo site do programa.



continua depois da publicidade



As selecionadas, que serão anunciadas no dia 8 de agosto, participarão de encontros presenciais nos dias 12 e 13 de outubro no Sesc Tijuca e de sessões virtuais nos dias 11 e 25 de outubro. O Sesc RJ fornecerá hospedagem com café da manhã e transporte terrestre para os encontros presenciais, enquanto outras despesas de alimentação ficarão a cargo das participantes.

Leandro Luz, coordenador e curador do projeto, destacou a importância da ação afirmativa: “A primeira edição do laboratório de curtas do Argumenta está focada em combater a invisibilização de mulheres negras no cinema brasileiro. Esse é mais um passo para a inserção desse grupo no mercado cinematográfico. As atividades serão imersivas, oferecendo ferramentas para o aperfeiçoamento da escrita e apresentando metodologias que contribuam para as narrativas.”

Além deste laboratório, o Argumenta também abriu inscrições, agora encerradas, para um laboratório de desenvolvimento de longa-metragem, aberto a todo o país. Os resultados serão divulgados em 6 de agosto, com atividades previstas para setembro no Sesc Alpina e no Sesc Teresópolis.

Desde 2018, o programa Argumenta do Sesc RJ busca qualificar novos agentes culturais e diversificar a oferta de conteúdo no mercado cinematográfico brasileiro, promovendo a democratização do acesso e a formação profissional na cadeia produtiva audiovisual.

Serviço

  • Inscrições e regulamento: sescargumenta.com.br
  • Período de inscrições: 27 de maio a 3 de junho
  • Divulgação dos selecionados: 8 de agosto
  • Atividades do laboratório: 12 e 13 de outubro (Sesc Tijuca) e 11 e 25 de outubro (online)

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress