23.9 C
São Gonçalo
terça-feira, junho 18, 2024

São Gonçalo prepara celebração de Corpus Christi

Trânsito será alterado para a confecção dos tapetes de sal

São Gonçalo Prepara Grandiosa Celebração de Corpus Christi com Extensos Tapetes de Sal
São Gonçalo Prepara Grandiosa Celebração de Corpus Christi com Extensos Tapetes de Sal
A festividade, marcada para a próxima quinta-feira (30), contará com o maior tapete de sal de Corpus Christi da América Latina (Foto: Divulgação)

A cidade de São Gonçalo está se preparando para a celebração de Corpus Christi, que promete ser um dos maiores eventos religiosos da região. A festividade, marcada para a próxima quinta-feira (30), contará com o maior tapete de sal de Corpus Christi da América Latina, atraindo milhares de pessoas ao centro do município.

A confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi começará às 7h da manhã de quinta-feira (30). Serão utilizados aproximadamente 200 sacos de serragem de 100 litros, inúmeros tubos de corante xadrez e 52 toneladas de sal para criar 238 tapetes, que se estenderão da Rua Coronel Moreira César, no bairro Zé Garoto, até a Rua Nilo Peçanha, próximo ao Clube Mauá. Esta tradição é um Patrimônio Público Cultural e Religioso de São Gonçalo.

Mais de 6 mil voluntários, incluindo paróquias, escolas e instituições, estarão envolvidos na criação dos tapetes. Durante a confecção, o Santíssimo Sacramento será exposto para adoração na Paróquia São Gonçalo, com momentos de louvor no palco entre 8h e 10h30.

A programação também inclui louvor e a recitação do Terço da Divina Misericórdia às 14h, seguidos pela Santa Missa às 16h, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Geraldo de Paula. Após a missa, os fiéis participarão de uma procissão de aproximadamente dois quilômetros até o Firjan Senai, onde ocorrerá a bênção final.

Este ano, a celebração também contará com a exposição “Corpus Christi” no hall do Teatro Municipal de São Gonçalo. A mostra apresenta 19 fotografias da celebração religiosa, incluindo imagens de fotógrafos dos Vicariatos São Gonçalo e Alcântara, além de fotos vencedoras de um concurso.



continua depois da publicidade



Mudanças no Trânsito

Para garantir a segurança e o bom andamento da celebração, a Secretaria de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo implementará um esquema especial de trânsito. A partir das 19h de quarta-feira (29), o tráfego será interditado na Rua Coronel Moreira César, no trecho entre os números 21 e 127, para a montagem do palco.

No dia do evento, quinta-feira (30), a partir das 4h, várias ruas no centro da cidade terão o trânsito interrompido. As vias afetadas incluem:

  • Rua Dr. Feliciano Sodré (em toda sua extensão)
  • Rua Lara Vilela e Rua Sá Carvalho, entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Coronel Moreira César
  • Travessa Zeferino Reis, entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Dr. Feliciano Sodré
  • Rua Salvatori, entre as ruas Dr. Feliciano Sodré e Aluísio Neiva
  • Rua Eduardo Vieira, Travessa Jorge Soares e Rua Antônio dos Santos Figueiredo, entre as ruas Dr. Nilo Peçanha e Aluísio Neiva
  • Rua Dr. Nilo Peçanha, entre a Praça Dr. Luiz Palmier e a interseção com a Rua General Antônio Rodrigues
  • Rua Coronel Serrado, pista sentido Centro, entre as ruas Getúlio Vargas e Coronel Moreira César

Para os motoristas que precisam transitar pelo centro, os desvios serão bem sinalizados. No sentido Barro Vermelho para o Centro, os veículos deverão seguir pela Rua Dr. Getúlio Vargas, Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, Avenida Jornalista Roberto Marinho, Rua Salvatori, Rua José da Silva Pessoa, José Lourenço de Azevedo, Salvatori, Aluísio Neiva, General Antônio Rodrigues e Dr. Nilo Peçanha.

Os veículos que desejarem passar pela Rua Francisco Portela deverão acessar a Rua Coronel Serrado, Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, Avenida Jornalista Roberto Marinho, Rua Salvatori, Rua José da Silva Pessoa, José Lourenço de Azevedo, Salvatori, Aluísio Neiva, General Antônio Rodrigues e Dr. Nilo Peçanha.

Arrecadação de Alimentos

Os organizadores convidam todos os participantes a contribuírem com alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para famílias necessitadas. As doações podem ser feitas em quatro tendas identificadas localizadas na Casa das Artes, pátio da Paróquia São Gonçalo, entrada do Teatro Municipal de São Gonçalo e na Praça Dr. Luiz Palmier.

A celebração de Corpus Christi em São Gonçalo é um evento de fé e tradição que une a comunidade em um esforço conjunto para criar uma das mais impressionantes manifestações culturais da região.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress