21.9 C
São Gonçalo
quarta-feira, junho 19, 2024

Museu da Justiça de Niterói recebe alunos para abertura do curso “Conhecendo Niterói”

Promovido pela Prefeitura, curso mostra história da cidade desde os primeiros indígenas

Museu da Justiça recebe alunos para abertura do curso "Conhecendo Niterói"
Museu da Justiça recebe alunos para abertura do curso "Conhecendo Niterói"
Cerca de 400 alunos acompanharam atentamente a palestra, que teve como objetivo apresentar a trajetória histórica e política do município (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao curso “Conhecendo Niterói” com uma aula inaugural no Museu da Justiça, situado no complexo arquitetônico da Praça da República. A abertura contou com a presença de cerca de 400 alunos, que participaram de uma palestra sobre a história e a trajetória política do município.

A aula inaugural foi conduzida pela escritora e historiadora Cristina Pontes, coordenadora do curso, que abordou a simbologia presente na bandeira de Niterói, explicando o significado das cores, das três datas, do brasão e dos símbolos. Em seguida, o professor e historiador Antônio Seixas detalhou a evolução histórica da cidade, começando pelos primeiros indígenas, passando pelo Descobrimento do Brasil, a Invasão Francesa, o Período Colonial, a República e a concessão do Título de Cidade Imperial pelo Imperador Dom Pedro II, em 1844.



continua depois da publicidade



Os alunos assistiram a um vídeo que apresentou documentos históricos, peças de artesanato, monumentos, locais históricos e a evolução urbanística de Niterói. A cidade, que recentemente celebrou 450 anos de fundação, já foi conhecida como Vila Real da Praia Grande e Nictheroy.

Bira Marques, secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação de Niterói, destacou a crescente procura pelo curso. “Temos percebido um aumento significativo no interesse pelo curso, tanto de moradores de Niterói quanto de outras cidades. Isso nos enche de orgulho, pois a Cidade Sorriso tem uma importância histórica relevante para o nosso país”, afirmou.

Celedir Caetano, produtora do curso, anunciou uma série de atividades planejadas, incluindo palestras com convidados especiais e visitas técnicas a diversos pontos históricos da cidade, como o Parque Municipal das Águas, o Mercado Municipal, a Ilha das Flores, o Teatro Municipal, o Palácio Arariboia e os fortes do Gragoatá e do Pico.

O curso “Conhecendo Niterói” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, realizada pela Subsecretaria de Projetos Especiais, em colaboração com o Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense e o Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN). O encerramento do curso está previsto para o dia 11 de dezembro, e os participantes receberão um certificado.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: memorial@educacao.niteroi.rj.gov.br.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress