O município de Itaboraí recebeu a 13ª remessa de doses das vacinas contra Covid-19 nesta terça-feira (13), encaminhada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ). Foram entregues 1.870 imunizantes da vacina Oxford/Astrazeneca, todas referentes à primeira dose.
Também foram recebidas 7 mil doses da vacina contra Influenza para iniciar a campanha contra a gripe na cidade.
“Iniciaremos na próxima semana a vacinação contra Influenza. Estamos programando os dias e os locais diferentes da campanha de vacinação contra a Covid-19. Assim evitamos aglomerações. É importante que as pessoas respeitem os dias e intervalos para tomarem os imunizantes. Todas as dúvidas poderão ser esclarecidas pelos profissionais de Saúde envolvidos nas campanhas”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Renato Botticini.
A vacinação contra influenza ocorrerá em três etapas, nesta primeira etapa deverão ser vacinados crianças de seis meses até seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que são duas campanhas de vacinação diferentes. Os dois imunizantes (Influenza e Covid-19) não podem ser aplicados simultaneamente. A Prefeitura de Itaboraí segue as orientações do Ministério da Saúde, que estabelece que a vacina prioritária, neste momento, é contra Covid-19, programando no seu planejamento em 15 dias de intervalo entre a aplicação de uma e outra.
Vacinação contra a Covid-19 continua
Nesta quarta-feira (14), a vacinação contra a Covid-19 continua com os homens de 64 anos ou mais. É importante que o paciente não esqueça de levar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Itaboraí conta com 16 polos de vacinação. No Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro, e na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha, o horário de vacinação é de 8h às 16h. Já nas demais 14 Unidades de Saúde da Família (USF), destinadas como polos, o atendimento à população é de 9h às 15h.