A equipe médica do Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio, informou nesta segunda-feira (05) que o ator Paulo Gustavo apresenta um quadro com boa estabilização e sinais de melhora clínica nas últimas 24 horas. O intérprete da personagem Dona Hermínia está internado desde o dia 13 após ser diagnosticado com Covid-19.
Segundo os médicos, mesmo em estado grave, Paulo Gustavo segue estável após a realização de reajustes terapêuticos para o combate à doença.
“Anteontem pela manhã o paciente foi submetido a uma pleuroscopia, quando foi identificada uma fístula bronco-pleural que impedia a adequada ventilação mecânica, tendo sido imediatamente corrigida. Desde então, alguns importantes sinais clínicos e laboratoriais de melhora tornaram-se mais evidentes. A necessidade da ECMO permanece, embora com parâmetros mais atenuados. Esse conjunto de dados, em que pese ainda a gravidade do paciente, vem aumentando o otimismo da equipe médica”, diz o comunicado.
O ator está sendo tratado com a ajuda da técnica de oxigenação por membrana extracorporal (ECMO). Este tipo de aparelho é usado nos casos de pacientes graves com diagnóstico de Covid-19. A ECMO usa uma bomba para fazer circular o sangue por um pulmão artificial fora do corpo, regressando depois à corrente sanguínea. Com mais de 40 anos de uso, a técnica ainda é restrita a poucos hospitais particulares e alguns centros especializados da rede pública de saúde.
Na mesma nota a família do ator agradece o carinho e as orações e pede que continuem a enviar boas energias para sua recuperação e para todos os que se encontram na luta contra o coronavírus.