Iluminação de balizamento do Aeroporto de Maricá entra em funcionamento

Através de um chamado por rádio para o centro de controle, o prefeito Fabiano Horta acionou, no início da noite desta quarta-feira (01/07), o balizamento do Aeroporto de Maricá, o que permitirá a ampliação das operações do terminal, com pousos e decolagens diurnos e noturnos, durante as 24 horas do dia.

“Este aeroporto é uma potência e um ativo para Maricá Ele se consolida como o grande aparelho aeroportuário do Leste Fluminense. Mais operações significam mais empresas, mais investimentos e mais desenvolvimento para a cidade”, afirmou o prefeito, antes de iniciar a operação.

Com o novo sistema, o aeroporto avança no sentido de se tornar um terminal regional de aviação civil, diversificando as operações: além da indústria offshore, que já utiliza o terminal, há a possibilidade de a cidade passar a abrigar linhas aéreas comerciais. Mais que isso, com o funcionamento em tempo integral, o terminal passa a ser uma base de apoio para eventuais operações de resgate de trabalhadores da indústria petrolífera e de voos médicos de emergência, por exemplo. Maricá está situada em linha reta a 200 km de distância dos principais campos do pré-sal da Bacia de Santos, e é a menor distância entre as plataformas que lá operam e o continente.

Para José Orlando Dias, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o novo sistema de sinalização da pista já atrai o interesse de companhias aéreas nas novas operações do aeroporto. “A operação em tempo integral amplia as possibilidades de uso do aeroporto. O funcionamento noturno de aeroportos é ainda bastante restrito no estado do Rio, e ter mais um terminal dentro da Região Metropolitana com esse perfil dará um impulso significativo ao segmento de aviação em Maricá”, disse José Orlando.

Além da iluminação da pista, o balizamento conta com birutas iluminadas (que mostram ao piloto a direção do vento) e faróis rotativos, que auxiliam os pilotos na localização da pista durante à noite. Outro diferencial importante é o equipamento conhecido como Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (Papi, na sigla em inglês), um conjunto de luzes que mudam de cor para sinalizar ao piloto se ele está alinhado e nivelado em relação à pista no momento do pouso – caso contrário, o comandante do avião pode corrigir a trajetória ou arremeter para buscar nova aproximação da pista.

A diretora de operações do aeroporto, Danielle Pessoa, explicou que o terminal ganha novo horário de funcionamento – até hoje, pousos e decolagens só eram permitidos até as 18h, e a partir de agora podem ocorrer até 22h, para voos de rotina, e após esse horário e durante a madrugada, mediante agendamento prévio (com três horas de antecedência). Pousos de emergência, no entanto, são sempre autorizados, mediante contato com a torre de controle.

“Com esse sistema de balizamento, o aeroporto, que hoje recebe aeronaves de pequeno e médio porte, poderá receber aviões maiores numa próxima etapa, que envolve melhorias na resistência do asfalto da pista e a construção de um novo pátio para essas aeronaves”, disse ela.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress