19.9 C
São Gonçalo
sábado, julho 13, 2024

Festival de Cinema de São Gonçalo terá quase 100 filmes

Crédito: Divulgação

O Coletivo Ponte Cultural divulgou a lista de filmes selecionados para exibição na 4ª Edição do Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo. A programação é bastante rica em conteúdo e apresentará ao público 99 produções, originadas em 19 Estados, além do Distrito Federal e da cidade de Lisboa, em Portugal.

 

O evento, que acontecerá no SESC São Gonçalo entre os dias 21 e 28 de setembro, terá entrada gratuita. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC), e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG).

 

Segundo o curador do festival, Alberto Sena, “a programação tem como objetivo dar visibilidade a centenas de negros e negras, produtores de audiovisual que, em decorrência do racismo institucional, não ocupam lugar de protagonismo no cinema. O Cine Tamoio vem crescendo a cada ano e, em sua 4° edição neste ano, consolida seu nome no circuito de festivais de grande porte, tanto no estado quanto no país”, avalia Sena.

 

No total, a produção do festival teve 204 trabalhos inscritos, dos quais foram selecionados 23 ficções; 20 documentários; 16 negros; 11 terror; 8 LGBTQ+; 6 indígenas; 5 animações; 2 gonçalenses; além de 2 longas; 1 média; e 5 curtas, que serão exibidos fora da mostra competitiva.

 

Na categoria de gênero Filme Negro, figura o filme “Filhas de Lavadeiras”, dirigido por Edileuza Penha de Souza, produzido em 2019, em Brasília.

 

Entre as novidades da edição 2019, já na abertura do evento, o público terá a oportunidade de assistir o documentário “A Pedra”, dirigido por Davidson Davis Candanda e, participar de um bate papo sobre a produção do filme logo após a exibição da obra. Neste ano, o festival também inova ao apresentar novas categorias competitivas, como Melhor Filme de Terror e Melhor Cartaz (designer gráfico), além da Rodada de Negócios, voltada para profissionais do setor audiovisual.

 

Na opinião do cineasta Davidson Davis, é muito importante esse espaço oferecido pelo Cine Tamoio aos produtores, atores e toda cadeia produtiva envolvida na área. “A promoção do debate ajuda a construir o senso crítico dos telespectadores. A Pedra é um filme do cinema negro, produzido pelo coletivo Siyanda e que reflete sobre o impacto do racismo no campo da educação, a partir da trajetória de personagens. É uma honra e uma responsabilidade imensa trazer esse importante debate para a abertura do Cine Tamoio, que vem se consolidando com um dos mais interessantes festivais de cinema do estado do Rio de Janeiro”, afirma Davis.

 

Além da exibição dos filmes, também serão oferecidas oficinas-debates destinadas a contribuir com a formação de profissionais que já atuam ou desejam atuar no segmento do audiovisual. As oficinas-debates serão ministradas entre os dias 24 e 27 de setembro, das 9h às 12h, e não é necessária inscrição prévia. Já as sessões dos filmes selecionados acontecerão das 14h às 21h, quando será realizada também a votação do júri popular.

 

A 4ª edição do festival vai homenagear os artistas Chica Xavier e Clementino Kelé, e a noite de premiação está reservada para o último dia da programação (28 de setembro). O evento será realizado entre os dias 21 e 28 de setembro, no SESC São Gonçalo, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 755, Estrela do Norte. Ingresso gratuito.

 

Na visão de Carlos Ney Ribeiro, secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo, o projeto rompeu barreiras e prova a cada ano sua importância no cenário de produções audiovisuais. “O governo enxerga o fortalecimento do Cine Tamoio em cada nova edição. Está se tornando um patrimônio cultural da nossa cidade”, afirma, empolgado por fazer parte e poder apoiar essa história.

 

Mais uma iniciativa cultural com apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC), e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG).

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress