19.8 C
São Gonçalo
domingo, maio 26, 2024

Expo Maricá destaca tecnologia e inovação em segundo dia de evento

Congresso do ICTIM, painéis sobre revitalização das lagoas e oportunidades para investidores são destaques do segundo dia da feira de negócios

Debates sobre tecnologia e inovação na Expo Maricá
Debates sobre tecnologia e inovação na Expo Maricá
Congresso do ICTIM, painéis sobre revitalização das lagoas e oportunidades para investidores são destaques do segundo dia da feira de negócios (Foto: Gabriel Ferreira)

O segundo dia da Expo Maricá foi marcado pela realização da primeira Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, ocorrida nesta sexta-feira (12), no Esporte Clube Maricá, no Centro da cidade. Sob o tema “Sistemas de Inovação: Desenvolvimento Social e Sustentável no Território”, especialistas compartilharam ideias e experiências para a construção de um futuro mais inclusivo.

Durante a conferência, foram discutidas as encomendas tecnológicas do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), incluindo projetos como a plataforma de streaming Maricá Filmes, em colaboração com a Secretaria de Cultura; o capacete mecânico não invasivo, utilizado no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara no atendimento às vítimas de Covid-19; e o ônibus híbrido, desenvolvido em parceria com a Coppe/UFRJ.

Itaboraí celebra conquista olímpica de atletas do Projeto Social de Taekwondo

Outro ponto de destaque foi o ecossistema alimentar, que visa gerar emprego e renda para os trabalhadores rurais locais. O programa Bem Viver Alimentar promove a compra de alimentos produzidos na região por agricultores locais, fornecendo para escolas, hospitais e o Restaurante Municipal Mauro Alemão. Além disso, o programa inclui um moderno sistema de produção de alimentos orgânicos por meio de estufas, bem como a inauguração de uma fábrica de açougue vegano em parceria com a Vegan Food, em Inoã.

Claudio Gimenez, presidente do ICTIM, enfatizou que a conferência estabelece a inserção de Maricá no cenário nacional de ciência e tecnologia, permitindo que o município divulgue e potencialize seus projetos de sucesso.

A Expo Maricá continua até domingo (14), com entrada gratuita, oferecendo uma ampla programação que inclui palestras, apresentações empresariais, shows, teatro, dança, moda e gastronomia. Os visitantes também podem conhecer os projetos desenvolvidos pelo ICTIM, além de participar de debates sobre temas relevantes, como o Maricá Filmes, plataforma de streaming pública desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

São Gonçalo realizará alterações no trânsito para obras de drenagem na Praça do Colubandê

No estande do ICTIM, o público pode se informar sobre os diversos projetos em andamento, como o Qualifica Maricá, Sim Eu Posso, Espaço Nave – Ambiente Digital, Casa da Ciência/Planetário, Bem-Viver Alimentar, Programa de Iniciação Científica e as incubadoras de Inovação Social em Tecnologias, Cultura, Robótica e Sustentabilidade, e Mumbuca Futuro.

A programação para sábado (13) inclui uma série de palestras e painéis sobre economia criativa, manejo da fauna no Aeroporto de Maricá, letramento digital, entre outros temas. No domingo (14), serão abordados assuntos como renda mínima futuro, novas tecnologias no ensino fundamental de Maricá e o Programa de Iniciação Científica.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress