24.9 C
São Gonçalo
sexta-feira, maio 3, 2024

Enfermeiras são indicadas por morte de bebê que teve e o corpo queimado em hospital de Niterói

O bebê, de apenas 6 meses, teve 37% do seu corpo queimado (Foto: Reprodução)

As enfermeiras Mariana Pinheiro de Souza e Elaine Machado Lopes foram indiciadas pela Polícia Civil por homicídio culposo pela morte da bebê Juliana Duarte Anastácio, de 6 meses, no Hospital Getulio Vargas Filho, o Getulinho em Niterói.

A bebê, Juliana Duarte Anastácio, de 6 meses, teve queimaduras em 37% do corpo quando estava internada na unidade e morreu em agosto do ano passado, 10 dias após o episódio. O inquérito foi enviado ao Ministério Público.

A enfermeira Mariana Pinheiro de Souza foi indiciada por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Já Elaine Machado Lopes foi indiciada por omissão de comunicação de crime.

A bebê precisava de internações frequentemente devido a meningite e microcefalia. No dia 18 de agosto, a mãe da criança, encontrou a filha toda enfaixada ao retornar no hospital, depois de ir em casa tomar banho e trocar de roupa.

As queimaduras atingiram as pernas, barriga, nádegas e parte das costas da menina. De acordo com a investigação, as queimaduras foram causadas por água quente.

Segundo a polícia, a técnica de enfermagem deu banho na criança sem verificar a temperatura da água.

Uma semana depois do episódio, a direção do Getulinho informou que havia afastado a técnica de enfermagem e abriu sindicância interna para apurar o caso.

Luara, mãe de Juliana, diz que os advogados do hospital tentaram um acordo de indenização prévio. Ela não aceitou. “Dinheiro nenhum vai trazer a minha filha de volta”. Luara, que é cuidadora de idosos, tem outra filha, Ana Júlia, de quatro anos.

Um ano após a morte de sua filha, Luara descobriu que está grávida novamente. Ela espera mais uma menina. “Fiquei um pouco nervosa, mas ao tempo tempo, feliz. Minha filha diz que papai do céu levou a irmã, mas deu outra. Mas sei que essa dor ainda vai ficar”.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress