23.5 C
São Gonçalo
terça-feira, junho 25, 2024

Comissão da Câmara debate tráfico de drogas e crime organizado na Amazônia

O debate aconteceu na última quarta-feira (22), no plenário 6

Comissão debate o tráfico de drogas e a atuação do crime organizado na Amazônia brasileira
Comissão debate o tráfico de drogas e a atuação do crime organizado na Amazônia brasileira
O debate atende a uma sugestão do deputado federal General Pazuello (PL-RJ) (Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira um debate crucial sobre o tráfico de drogas e a atuação do crime organizado na Amazônia brasileira. A iniciativa para o debate veio do deputado federal General Pazuello (PL-RJ).

General Pazuello destacou a gravidade da situação na região amazônica, onde organizações criminosas operam em diversas atividades ilegais, como garimpo, pesca, desmatamento, prostituição infantil, tráfico de pessoas e de drogas. Ele enfatizou que essas atividades transformaram a Amazônia em uma das principais rotas de ilícitos transnacionais no Brasil.

“A relevância desse tema também reside na importância estratégica da Amazônia, cuja extensão continental, patrimônio, diversidade de recursos e, ao mesmo tempo, isolamento do restante do País, demandam uma presença estatal muito maior do que a realidade atual”, argumentou Pazuello durante a sessão.



continua depois da publicidade



O parlamentar ressaltou a necessidade de uma atuação mais efetiva do Estado para garantir a segurança da sociedade local, proteger as comunidades indígenas, defender o território e, em última instância, preservar o patrimônio e a soberania nacionais.

O debate visa encontrar soluções e estratégias para fortalecer a presença do Estado na região amazônica e combater as diversas formas de crime que afetam a área. A sessão conta com a participação de especialistas em segurança pública, representantes de órgãos governamentais e membros da sociedade civil, que juntos buscam criar um plano de ação robusto para enfrentar esses desafios.

A discussão sobre o tráfico de drogas e a atuação do crime organizado na Amazônia é essencial para elaborar políticas públicas eficazes e assegurar um desenvolvimento sustentável e seguro para uma das regiões mais ricas e, ao mesmo tempo, vulneráveis do Brasil.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress