20.9 C
São Gonçalo
quinta-feira, abril 18, 2024

Combate a Dengue: Prefeitura de Maricá inicia uso do fumacê em áreas estratégicas

Leia Mais

O inseticida será aplicado em regiões que apresentam número elevado de casos de dengue

A Prefeitura de Maricá está fortalecendo as ações de combate à dengue na cidade e passará a utilizar a partir desta quarta-feira (20) o veículo conhecido como “fumacê”, que percorrerá áreas com mais casos notificados aplicando o inseticida de ultra baixo volume (UBV). Segundo a Secretária de Saúde, a ação promete eliminar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Na quarta-feira (20), a iniciativa tem o foco de partir do Centro, com a aplicação do produto nas localidades Parque Eldorado, Pedreiras e no entorno do Boqueirão. O fumacê retorna nessa região nos dias 27/03 e 03/04 para intensificar o cuidado. Na quinta-feira (21), São José do Imbassaí receberá o veículo, com dispersão do inseticida próximo à passarela principal do bairro e no Marine. O veículo volta a passar no bairro nos dias 28/03 e 04/04.

Já na sexta-feira (22), o fumacê chega aos bairros Jardim Atlântico Central, Jardim Atlântico Oeste e Praia de Itaipuaçu, percorrendo áreas de alerta, como as ruas Georgilei Rodrigues e Governador Leonel de Moura Brizola. A ação retorna a esses locais nos dias 25, 29, 01/04, 05/04 e 08/04.

Ainda em Itaipuaçu, a região do Barroco também será beneficiada com a aplicação do inseticida nos dias 26/03, 01/04 e 08/04, com ações na Rua São Martinho e próximo à quadra poliesportiva. As aplicações do inseticida serão feitas das 5h às 9h e das 17h às 21h, por isso é recomendado que a população abra portas e janelas de suas residências nesses horários, pois contribui com a eficácia do produto.

Maricá: Feira de Agricultura Familiar chega em Itaipuaçu pela primeira vez

Micheli Ferreira, coordenadora de Vigilância em Saúde, explicou os critérios para a utilização do fumacê e ressaltou que as medidas preventivas são as mais efetivas.

“O protocolo de uso do fumacê será dividido em 3 ciclos de aplicação, com 3 semanas sequenciais. Os locais que receberão essa ação são os com um quantitativo mais elevado de casos notificados e podem ser revisados. As áreas indicadas são pontos de referência, mas o trabalho será mais amplo, por não se limitar a essas ruas e pelo alcance do fumacê. Por isso, pedimos a compreensão e colaboração de todos, lembrando que o fumacê é pontual, mas a prevenção é o mais eficaz. Vamos eliminar os focos para mantermos todos seguros”, destacou.

Maricá lança Passaporte Empreendedor

Atividades preventivas continuam

Em Maricá, as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti são contínuas e em diversas frentes. Os agentes de combate às endemias intensificaram o ciclo de vistoria aos imóveis e atividades de conscientização; materiais multimídia da campanha “Maricá contra a Dengue” estão sendo divulgadas nas redes sociais institucionais progressivamente; e a Central 156 está de prontidão para receber denúncias de possíveis focos. Nas Unidades de Saúde da Família (USF), também são desenvolvidas dinâmicas de combate à dengue progressivamente e com a integração de profissionais de diversas áreas.

Na cidade, dois polos de atendimento para casos suspeitos de dengue oferecem a assistência necessária em todos os dias da semana, das 8h às 20h, incluindo clínica médica, pediatria e espaço para hidratação. No Centro, a tenda fica na Rua Álvares de Castro, 337, em frente à sede da Prefeitura e, em Itaipuaçu, os atendimentos acontecem na Rua Van Lerbergue (antiga 34), próximo à Rua Elisa Vieira Veras (antiga 52), no Jardim Atlântico Central.

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias

plugins premium WordPress