23.9 C
São Gonçalo
sábado, maio 25, 2024

Circuito Literário na UMEI Jacy Pacheco promove interação infantil e valoriza a leitura

O evento destaca obras literárias renomadas, como "O Menino Maluquinho" do cartunista Ziraldo e o clássico infantil "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de Monteiro Lobato, entre

Circuito literário incentiva a interação infantil na UMEI Jacy Pacheco
Circuito literário incentiva a interação infantil na UMEI Jacy Pacheco
Trabalho desenvolve e valoriza a leitura com troca de livros e contação de histórias (Foto: Divulgação)

A UMEI Jacy Pacheco, localizada no Barreto, deu início à sexta edição do seu Circuito Literário nesta terça-feira (16). O projeto, que visa promover e valorizar a leitura entre os alunos, é caracterizado pela troca de livros e pela contação de histórias, com um diferencial interessante: os próprios estudantes são os protagonistas, visitando as salas uns dos outros para compartilhar diferentes obras literárias.

Festival Art&Bier em Araçatiba promete agitar Maricá

Durante o Circuito Literário, os alunos do Ensino Fundamental têm a oportunidade de visitar os colegas da Educação Infantil para ler livros. Essa atividade não apenas incentiva a leitura, mas também estimula os alunos a pensarem na escolha do texto, na maneira como vão apresentá-lo e em outros aspectos importantes. Além disso, o projeto contribui para a formação das crianças e jovens, ampliando seu vocabulário, sua compreensão emocional, estética e cultural. Nesta edição, todos os textos compartilhados abordam, de alguma forma, a importância do respeito, tema central do Projeto Educacional Instituinte 2024 da unidade.

Ana Schilke, Subsecretária de Desenvolvimento Educacional, ressalta a importância de promover ações que valorizem a interação, a leitura e a literatura na Rede Municipal de Educação. Segundo ela, incentivar as crianças a ler, escrever e imaginar é essencial para uma educação de qualidade e para despertar a curiosidade dos alunos.



continua depois da publicidade



Delma Marcelo, pedagoga da UMEI Jacy Pacheco, enfatiza que o Circuito Literário faz parte da proposta pedagógica da escola, oferecendo leitura literária cotidiana para as crianças. Além disso, ao longo do ano, a escola realiza outras ações, como a apresentação dos Projetos Instituintes, que envolvem toda a Rede Municipal de Educação.

Niterói abre inscrições para monitores em programa de alfabetização

O evento destaca obras literárias renomadas, como “O Menino Maluquinho” do cartunista Ziraldo e o clássico infantil “Sítio do Pica-Pau Amarelo” de Monteiro Lobato, entre outras. O Circuito Literário na UMEI Jacy Pacheco não apenas promove a leitura, mas também fortalece a comunidade escolar e o amor pela literatura desde a infância.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress